Livre e PAN confirmam adesão aos Verdes Europeus

Livre e PAN confirmam adesão aos Verdes Europeus
| Política
Porto Canal / Agências

O partido português Livre foi eleito membro dos Verdes Europeus, numa votação que decorreu no sábado em Viena, que permitiu ainda ao Pessoas-Animais-Natureza (PAN) a adesão como membro associado.

A adesão dos dois partidos portugueses, confirmada oficialmente, foi votada no 37.º congresso do Partido Verde Europeu, que terminou no sábado em Viena.

Em comunicado, o partido Livre explica que 89,7% dos membros dos Verdes Europeus votaram a favor, 6% abstiveram-se e 4,3% votaram contra.

“Em Portugal o Livre será o único membro de pleno direito do Partido Verde Europeu com estratégia autónoma, que concorre a eleições sozinho e que defende como os Verdes a integração europeia e de democratização do projeto europeu”, refere o partido.

Na rede social Twitter, a deputada e porta-voz do PAN congratulou-se também com a entrada nos Verdes Europeus, com o estatuto de membro associado, com 91,7% de votos a favor, 3,3% contra e 5% de abstenções.

“Uma Europa progressista é uma Europa verde, que passa agora a integrar também a causa animal no seu ADN”, escreveu Inês Sousa-Real.

Até agora, o Partido Verde Europeu só contava com uma força política portuguesa: o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), que perdeu a representação na Assembleia da República em 2022.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.