Serralves em Festa, o festival que não dorme, está de volta à cidade do Porto
Porto Canal
Depois de quatro anos sem se realizar, o Serralves em Festa volta com vontade de ficar. De 2 a 4 de junho, festeja-se sem parar durante 50 horas seguidas.
A entrada para o evento é gratuita e as atividades durante o dia e a noite decorrem simultaneamente, por todo o Parque. A programação conta com atividades que prometem honrar todas as artes, desde a Dança, à Música, ao Teatro, Cinema, até à Fotografia, Circo e Performance.
Além disso, o Parque está repleto de lojas e mercados: quer seja de comida, quer seja de pequenos negócios locais e nacionais.
Ao Porto Canal, o Diretor de Projetos Especiais de Serralves, Rui Santos, explica que o sentimento que fica, depois de quatro anos sem o realizar, é “fantástico” e que se trata de um “regresso muito desejado”. Ao conjunto de atividades que o festival proporciona, este caracteriza-o como “vasto e diversificado”.
O diretor acrescenta, ainda, que um dos destaques do Festival é o “Grope Acrobatique de Tanger”, um grupo de quinze jovens artistas marroquinos vindos de diferentes universos acrobáticos (acrobacia, dança, breaking).
A nível musical, apesar de admitir que se trata de uma tarefa “difícil” decidir os grandes destaques desta edição, Rui Santos dá ênfase a “818 State & Michael England” que vão atuar à uma e meia da manhã deste domingo, dia 4. Trata-se de um grupo musical britânico, cuja música marcou a eletrónica inglesa.
Os programas ainda são pensados para toda a família, incluindo, assim, muitas atividades para os mais novos.
Isabel Santos, de 38 anos, conta ao Porto Canal que, vem ao Parque para os filhos “brincarem e conhecerem melhor Serralves”. Já Daniela Portela, de 41 anos, afirma que o facto de o Serralves em Festa ser gratuito é uma mais-valia para as pessoas, e que a agenda promete “agradar a quem quer que venha”.
Entre as propostas do festival, estão o espetáculo “Aqui, Agora, Neste Momento”, de Vera Mantero, Elisabete Francisca e Mariana Tengner Barros, o espetáculo de circo contemporâneo “FIQ! (Réveille-toi)”, do grupo acrobático de Tânger, a performance “El Gran Final”, da companhia Bucraá Circus, e ainda atuações de 808 State & Michael England, Mouse on Mars, Rui Reininho e Oren Ambarchi & João Pais Filipe.
O Serralves em Festa é considerado um dos maiores eventos de cultura contemporânea em Portugal e também um dos maiores da Europa. Até domingo, dia 4 de junho, o festival que não dorme está de portas abertas para miúdos e graúdos.