Serralves em Festa, o festival que não dorme, está de volta à cidade do Porto

Porto Canal/Rita Ormonde
| Porto
Porto Canal

Depois de quatro anos sem se realizar, o Serralves em Festa volta com vontade de ficar. De 2 a 4 de junho, festeja-se sem parar durante 50 horas seguidas.

A entrada para o evento é gratuita e as atividades durante o dia e a noite decorrem simultaneamente, por todo o Parque. A programação conta com atividades que prometem honrar todas as artes, desde a Dança, à Música, ao Teatro, Cinema, até à Fotografia, Circo e Performance.

Além disso, o Parque está repleto de lojas e mercados: quer seja de comida, quer seja de pequenos negócios locais e nacionais.

Ao Porto Canal, o Diretor de Projetos Especiais de Serralves, Rui Santos, explica que o sentimento que fica, depois de quatro anos sem o realizar, é “fantástico” e que se trata de um “regresso muito desejado”. Ao conjunto de atividades que o festival proporciona, este caracteriza-o como “vasto e diversificado”.

O diretor acrescenta, ainda, que um dos destaques do Festival é o “Grope Acrobatique de Tanger”, um grupo de quinze jovens artistas marroquinos vindos de diferentes universos acrobáticos (acrobacia, dança, breaking).

A nível musical, apesar de admitir que se trata de uma tarefa “difícil” decidir os grandes destaques desta edição, Rui Santos dá ênfase a “818 State & Michael England” que vão atuar à uma e meia da manhã deste domingo, dia 4. Trata-se de um grupo musical britânico, cuja música marcou a eletrónica inglesa.

Os programas ainda são pensados para toda a família, incluindo, assim, muitas atividades para os mais novos.

Isabel Santos, de 38 anos, conta ao Porto Canal que, vem ao Parque para os filhos “brincarem e conhecerem melhor Serralves”. Já Daniela Portela, de 41 anos, afirma que o facto de o Serralves em Festa ser gratuito é uma mais-valia para as pessoas, e que a agenda promete “agradar a quem quer que venha”.

Entre as propostas do festival, estão o espetáculo “Aqui, Agora, Neste Momento”, de Vera Mantero, Elisabete Francisca e Mariana Tengner Barros, o espetáculo de circo contemporâneo “FIQ! (Réveille-toi)”, do grupo acrobático de Tânger, a performance “El Gran Final”, da companhia Bucraá Circus, e ainda atuações de 808 State & Michael England, Mouse on Mars, Rui Reininho e Oren Ambarchi & João Pais Filipe.

O Serralves em Festa é considerado um dos maiores eventos de cultura contemporânea em Portugal e também um dos maiores da Europa. Até domingo, dia 4 de junho, o festival que não dorme está de portas abertas para miúdos e graúdos.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Música, videomapping e fogo de artifício marcam as primeiras horas do 25 de Abril no Porto

Na noite desta quarta-feira, milhares de portuenses quiseram celebrar os 50 anos do 25 de abril de 1974 no centro da cidade do Porto.

As comemorações do 25 de abril de 1974 no Porto. Confira os horários e locais

O centro da cidade do Porto vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.