Ativistas pelo clima furam pneus de carros. "Atenção, o teu sugador de gasolina mata"

Ativistas pelo clima furam pneus de carros. "Atenção, o teu sugador de gasolina mata"
| País
Porto Canal

O protesto, alegadamente em nome do clima, é assinado por um movimento intitulado "The Tyre Extinguishers", que, na sua página oficial, já se vangloriou desta ação em Portugal, à semelhança do ocorrido noutros países como França, Alemanha, Canadá e Espanha.

O movimento ambientalista, que opera a partir de Londres, já realizou ações em mais de 15 cidades espalhadas pelo mundo e chegou agora a Portugal, para já, só com casos conhecidos em Lisboa. "Esvaziámos um ou mais dos teus pneus. Vais sentir raiva, mas não leves isto pessoalmente. Não és tu. É o teu carro" é o que se pode ler no início da folha que os ativistas colocam no vidro depois de furarem os pneus do carro.

No site, os "Tyre Extinguishers" encorajam outras pessoas a promoverem ações idênticas ao que fizeram em Lisboa e têm até tutoriais onde ensinam a melhor forma para esvaziar pneus, passo a passo: "Localize um SUV, nas áreas elegantes / de classe média. Desaperte a válvula do pneu (...) Coloque um feijão pequeno dentro da tampa da válvula e volte a colocá-la, apertando-a de novo até ouvir um silibar (...) Todo o processo deve levar cerca de 10 segundos. Imprima este folheto (em casa, num cibercafé, na biblioteca, onde quer que seja) e deixe-o debaixo dos limpa-párabrisas, para que o proprietário saiba que o carro está inutilizável e receba uma explicação do motivo pelo qual o fez".

Para já, ainda são desconhecidos quantos condutores terão sido alvo dos dos "Tyre Extinguishers".

"Somos pessoas de várias origens com um objetivo: tornar impossível possuir um enorme 4x4 poluente nas áreas urbanas do mundo. Estamos a defender-nos das mudanças climáticas, poluição do ar e motoristas inseguros", concluem.

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.