Compensações da Metro do Porto a comerciantes não são suficientes. Tribunal dá razão a RTM

Compensações da Metro do Porto a comerciantes não são suficientes. Tribunal dá razão a RTM
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

As obras da nova Linha Rosa prejudicam o funcionamento de muitos estabelecimentos de restauração. O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) do Porto entendeu que a providência cautelar interposta pela RTM, Lda., é favorável e que a Metro do Porto deve pagar 137,4 mil euros ao restaurante (mais 8,3 mil euros por mês).

Segundo avança o Público, o proprietário de um estabelecimento de restauração do Praça da Liberdade, no Porto, decidiu dar os primeiros passos no tribunal, uma vez que não concorda com o valor da compensação das obras do metro do Porto da linha rosa.

Devido ao estaleiro montado na Praça da Liberdade e tapumes a proteger a frente da obra, a passagem entre a Rua dos Clérigos e a Praça da Liberdade é prejudicada.

A empresa do metro do Porto definiu compensações a pagar aos comerciantes cujo negócios se viram afetados com as obras, contudo, a RTM contestou o período que serve de cálculo: 2019, 2020 e 2021.

O advogado Eusébio Coimbra Amorim, defesa da RTM, afirma que os prejuízos nos restaurantes começaram “muito antes” da ligação entre os dois sítios emblemáticos da Invicta serem cortados. A partir do momento em que as obras começaram, as dificuldades começaram a fazer-se sentir.

Se não houver mais atrasos, está previsto que as obras da Linha Rosa fiquem prontas até ao final de 2024.

Outros comerciantes acompanham com atenção o caso, visto que se a decisão do tribunal for favorável, podem ser abertas portas para outros estabelecimentos insatisfeitos que necessitem de compensações. Embora o recurso à justiça implique a capacidade de esperar, financeiramente.

Na praça da Liberdade, o único restaurante que se mantém aberto com uma pequena esplanada é o “Avenida”. Porém, o proprietário Fernando Carvalho, confessa ao Público que a procura caiu a pique e que está a olhar “com interesse” para o caso da RTM.

+ notícias: Porto

Cortejo da Queima das Fitas condiciona arruamentos da Baixa do Porto esta terça-feira

Milhares de estudantes preparam-se para invadir as ruas do Porto nesta terça-feira para o tradicional cortejo da Queima das Fitas, marcado para começar às 14h01. Apesar de começar apenas à tarde, a festa estudantil promete animar a Baixa da cidade durante praticamente todo o dia, com vários arruamentos interditos logo pela manhã.

Novos condicionamentos de trânsito na Avenida da Boavista durante a noite até quinta-feira

Entre esta segunda-feira e a próxima quinta-feira, dia 9 de maio, serão realizados trabalhos de fresagem e pavimentação na Avenida da Boavista, no período das 22h00 às 06h00, no âmbito do metrobus. Os trabalhos vão focar-se na camada de desgaste do pavimento do lado norte, entre a rua de Azevedo Coutinho e o posto de gasolina da BP, incluindo os cruzamentos das ruas do Beato Inácio de Azevedo e de São João de Brito.

Câmara do Porto avança com reabilitação de imóveis na rua de Cedofeita

A reabilitação dos três edifícios adquiridos em fevereiro de 2022 pela Câmara do Porto na rua de Cedofeita deverá arrancar no segundo semestre deste ano, fruto de um investimento de 6,1 milhões de euros, avançou esta segunda-feira a autarquia.