Baleia suspeita de espiar para a Rússia reaparece junto à costa da Suécia

Baleia suspeita de espiar para a Rússia reaparece junto à costa da Suécia
| Mundo
Porto Canal

A baleia que foi avistada pela primeira vez na Noruega em 2019, com um arnês com suportes para uma câmara, levantando especulações de que era uma espia treinada pela marinha russa, reapareceu, este domingo, segundo confirmaram as autoridades, ao largo da costa da Suécia.

De acordo com a Direção de Pescas da Noruega, o animal tem viajado lentamente ao longo da costa norueguesa desde 2019, mas acelerou consideravelmente nos últimos meses em direção à Suécia, tendo sido observada perto de Hunnebostrand, no domingo.

“Não sabemos porque é que acelerou tanto agora”, disse Sebastian Strand, biólogo marítimo da organização OneWhale, em declarações à AFP, notando que a baleia, conhecida como 'Hvaldimir', se está a afastar do seu ambiente natural.

"Pode ser que as hormonas a levem a encontrar uma companheira. Ou pode ser a solidão, já que as belugas são uma espécie muito social - pode ser que esteja à procura de outras baleias belugas", acrescenta.

Os especialistas acreditam que o animal tem entre 13 e 14 anos, "idade em que as suas hormonas estão muito altas".

Sublinhe-se que 'Hvaldimir' foi observada pela primeira vez em 2019, por pescadores noruegueses, e usava um arnês, com suportes para uma câmara, com a inscrição “Equipamento de São Petersburgo", o que levantou suspeitas de que estaria a ser treinada pela marinha russa para espiar e que podia ter escapado de um recinto, uma vez que parecia estar acostumada a humanos.

Apesar as especulações, a Rússia nunca divulgou qualquer resposta ao assunto.

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.