Elevador de Santa Luzia volta a funcionar sexta-feira, dia em que completa 100 anos

Elevador de Santa Luzia volta a funcionar sexta-feira, dia em que completa 100 anos
| Norte
Porto Canal/Agências

O elevador que liga Viana do Castelo ao templo de Santa Luzia vai voltar a funcionar, na sexta-feira, dia em que cumpre 100 anos de existência e depois 10 meses de paragem para remodelação, foi esta terça-feira anunciado.

“No dia do seu aniversário, o funicular vai entrar em funcionamento absolutamente renovado, requalificado, com uma imagem profundamente apelativa”, afirmou o presidente da Câmara de Viana do Castelo.

Luís Nobre, que falava aos jornalistas no final da reunião camarária, adiantou que o funicular “vai continuar a cumprir três objetivos essenciais”.

“Marcar um período da nossa história, da chegada da ferrovia ao concelho. É concretizada a recuperação de um elemento icónico que faz a ligação entre dois pontos da cidade, o centro histórico e o templo de Santa Luzia e, que vem cumprir essa função”, sublinhou.

Luís Nobre destacou a sua importância na mobilidade dentro do espaço urbano da cidade e a sua contribuição ambiental, “evitando que, em média, por dia, mais de 100 carros subam o monte de Santa Luzia”.

“Em termos ambientais é fabuloso o contributo que está a dar à descarbonização, para além da componente patrimonial e estética. Com esta requalificação, vai ter mais condições para o utilizar. É uma boa forma de celebramos os seus 100 anos”.

Em fevereiro último, a Câmara de Viana do Castelo abriu concurso público, pelo valor base de 356.100,12 euros, para obras de requalificação.

O funicular, muito procurado pelos turistas que visitam a cidade, parou em agosto de 2022 devido a uma anomalia detetada num dos cabos.

O equipamento, com um percurso de 650 metros que leva cerca de oito minutos a completar, sendo considerado o mais extenso do género no país, esteve abandonado entre 2001 e 2007.

Voltou a assegurar as ligações entre o centro da cidade e o monte de Santa Luzia em abril de 2007, depois de a autarquia ter investido 2,5 milhões de euros na sua aquisição e reabilitação.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.