A politica em Espanha está a mudar de cor. Mas afinal o que se passa no país vizinho?

| Mundo
Porto Canal

Esta segunda-feira, o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez anunciou a dissolução do parlamento e a antecipação das eleições legislativas nacionais para 23 de julho, na sequência da derrota dos aocialistas, que lidera, nas regionais e municipais de domingo.

Nas eleições municipais a grande vitória foi do Partido Popular (PP), que conseguiu a maioria absoluta em Madrid, e venceu em Sevilha e Valência. 

O PP foi o partido mais votado com 31,5% dos votos, seguido do PSOE, com 28,1%.

Porto Canal

Os resultados espelham uma mudança, face aos resultados das últimas eleições municipais, em 2019, onde o PSOE conseguiu 29,38% e o PP 22,62%. 

Destaque ainda para o avanço da extrema-direira, com o partido Vox a conseguir 7,19% dos votos. 

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.