Recolocação de estátua polémica de João Peculiar em Braga aguarda indicação da igreja

Recolocação de estátua polémica de João Peculiar em Braga aguarda indicação da igreja
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, disse esta segunda-feira que a controversa estátua do antigo arcebispo João Peculiar voltará a ser colocada na cidade quando a arquidiocese indicar qual o local que pretende.

Na reunião quinzenal do executivo, e na sequência da questão levantada pelo vereador socialista Adolfo Macedo, Ricardo Rio lembrou que a estátua é propriedade da arquidiocese.

“A arquidiocese pediu para a recolocar mas ainda não disse onde quer que a coloquemos. Estamos a aguardar indicação para a reposicionar”, disse o autarca.

A estátua esteve no Largo de S. Paulo, mas em 2016 foi retirada para dar lugar a uma outra alusiva a Frei Bartolomeu dos Mártires.

Entretanto, a estátua de João Peculiar aguarda recolocação.

Na estátua, o antigo arcebispo surge a segurar um báculo com formas fálicas, tendo já motivado polémica entre a câmara local, a diocese e a junta de freguesia em que está colocada.

+ notícias: Norte

Homem constituído arguido por violação de regras urbanísticas em Vila Verde

Um homem foi constituído arguido por construir ilegalmente num terreno “especialmente protegido”, no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, indicou esta quinta a GNR, que apreendeu munições, aguardente, 225 quilogramas de queijo e 221 quilogramas de enchidos.

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.

CIM Douro aprova 9,6 milhões de euros em apoios do Norte 2030 para as empresas do território

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) aprovou 115 candidaturas no âmbito do programa Norte 2030, que se traduzem num incentivo global de 9,6 milhões de euros (ME) destinados às empresas do território.