PSP detém suspeitos de exercício ilegal da atividade de segurança privada em Gaia

PSP detém suspeitos de exercício ilegal da atividade de segurança privada em Gaia
| Norte
Porto Canal/Agências

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, na quarta-feira, duas pessoas suspeitas de exercerem atividade de segurança privada sem a habilitação legal obrigatória, na zona de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, foi este sábado anunciado.

Os polícias do Departamento de Segurança Privada da PSP, no contexto da atividade habitual de fiscalização, constataram a prática do exercício da atividade ilegal de segurança privada, por parte de duas pessoas “sem qualquer tipo de fardamento”.

Os suspeitos referiram estar a “assegurar a missão de segurança de instalações e respetivo perímetro, segundo instruções recebidas da sua entidade patronal”, afirma a PSP, numa nota de imprensa enviada este sábado à agência Lusa.

De acordo com a Polícia, a conduta de ambos os suspeitos é suscetível de enquadrar o crime de exercício ilícito de segurança privada, designadamente por se encontrarem a exercer "funções de segurança privado não sendo titular de cartão profissional" e "sem vínculo laboral a entidade devidamente habilitada para o exercício da atividade".

Os detidos foram notificados para comparecerem junto da autoridade judicial.

Segundo a legislação em vigor, o exercício de funções de segurança privada, na especialidade de vigilante, compreende nomeadamente, vigiar e proteger pessoas e bens em locais de acesso vedado ao público, prevenir a prática de crimes, assim como, controlar a entrada, presença e saída de pessoas.

A PSP lembra que as atividades de segurança privada só podem ser exercidas por “profissionais previamente habilitados com título profissional, devidamente fardados e equipados, e com vínculo laboral a empresa autorizada a exercer atividade neste setor específico”.

+ notícias: Norte

Reveladas as primeiras confirmações para o Festival Authentica em Braga

A cantora brasileira Luísa Sonza, o português Nininho Vaz Maia e o irlandês Cian Ducrot estão entre as primeiras confirmações para a terceira edição do Festival Authentica, marcado para 6 e 7 de dezembro em Braga.

Marco de Canaveses evita indemnização de 71 milhões de euros após acordo com concessionária de água

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses aprovou um acordo com a concessionária de água e saneamento, evitando uma indemnização de 71 milhões de euros que teria de ser paga por uma modificação unilateral do contrato.

Ruas de Braga vão sofrer cortes no abastecimento de água esta quarta-feira

O abastecimento de água em várias ruas da freguesia de S. Victor, em Braga, vai sofrer um corte entre as 14h00 e as 16h00 de quarta-feira, devido a uma intervenção numa conduta, anunciou esta terça-feira o município.