Carros de luxo passavam na inspeção sem serem vistos. Funcionários de centro do Porto condenados com pena suspensa

Carros de luxo passavam na inspeção sem serem vistos. Funcionários de centro do Porto condenados com pena suspensa
| Porto
Porto Canal

O Centro de Inspeção Técnica de Veículos (CITV) da Zuir, na Rua Direita de Pereiró, no Porto, aprovou centenas de viaturas sem passarem por todos os testes de inspeção periódica obrigatória (IPO), segundo avança o Jornal de Notícias este sábado.

Entre os veículos aprovados estão alguns carros de luxo, nomeadamente um Rolls-Royce, um Lotus e dois Porsche 911 Carrera.

O JN dá conta que todas as alegadas vistorias aprovadas ocorreram em 2015, com exceção de um caso em 2014 e outro em 2017.

Entre as inspeções existe pelo menos um carro que nem chegou a entrar no Centro de Inspeção da Zuir. Os outros casos cumpriram apenas algumas partes do processo. “Ficaram por inspecionar o estado da direção, eventuais folgas na direção, pneus, suspensões, tubos de escape e silenciadores, entre outros componentes”, conta o Jornal de Notícias.

No entanto, os inspetores arranjavam forma de colocar no sistema valores que permitiam concluir que o veículo tinha sido inspecionado e que estava apto para circular.

Segundo o JN, o caso chegou a julgamento no Tribunal de São João Novo, no Porto, e 14 inspetores foram condenados com pena suspensa por falsificação de notação técnica e abuso de poder. Dois clientes também foram condenados com pena suspensa.

Toda esta investigação partiu de uma denúncia anónima que contou que para que o carro fosse aprovado era deixado dinheiro dentro do carro como um sinal para a aprovação. Porém, o JN refere que ao longo da investigação não foram recolhidas provas que evidenciassem essa teoria.

+ notícias: Porto

Estado converte dívida histórica da Metro do Porto e passa a deter 99,9% da empresa

O Estado português passou a deter quase a totalidade da Metro do Porto, com 99,9% das ações, após uma reestruturação financeira que envolveu a conversão de dívida em capital, avança o Jornal de Negócios esta quinta-feira. A operação, no total de mais de 4 mil milhões de euros, resultou num aumento da participação estatal na empresa, diluindo a posição dos sete municípios da AMP e da STCP para apenas 0,1%.

Motoristas TVDE em protesto no Porto por melhores condições de trabalho

Cerca de 20 motoristas de transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado (TVDE) concentraram-se esta quinta-feira em frente à Câmara Municipal do Porto para reclamar por mais fiscalização e formação, bem como pela revisão das tarifas de transporte.

Homem detido por usar companheira de preso para introduzir droga na cadeia de Custóias

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quarta-feira, um homem, fora de flagrante delito, por suspeitas de introduzir droga, através de uma peça de vestuário, que uma visitante ia fazer chegar ao seu companheiro, que se encontra preso na cadeia de Custóias.