Acordo entre PSP e Guardia Civil sobre controlo de armas e explosivos celebrado em Viana do Castelo

Acordo entre PSP e Guardia Civil sobre controlo de armas e explosivos celebrado em Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal / Agências

Portugal e Espanha pretendem criar uma rede de contactos transfronteiriços sobre armas e explosivos entre a PSP e a Guardia Civil.

Esta e outras decisões foram tomadas durante uma reunião de coordenação entre responsáveis da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guardia Civil espanhola sobre a coordenação para o controlo ibérico de armas e explosivos, que decorreu em Viana do Castelo nos dias 18 e 19 de maio, mas só agora anunciadas.

Desta reunião, no âmbito do Memorando de Entendimento entre a PSP e a Guardia Civil celebrado em 2019, saiu ainda o entendimento sobre “estreitar a cooperação operacional através da partilha de informação e realização de operações conjuntas visando, em especial, a deteção da transferência irregular de armas, munições, explosivos e artigos pirotécnicos entre os dois países”, segundo uma nota da PSP enviada à agência Lusa.

De entre as linhas de ação acordadas está o incremento da cooperação no âmbito da formação através da integração de formandos da Guardia Civil e da PSP nos respetivos cursos de formação específica de armas e explosivos e aprofundar a colaboração e articulação de propostas de regulamentação nacional e europeia em matéria de armas, explosivos e pirotecnia.

Ficou também acordado manter a colaboração e partilha de conhecimentos e formação entre os Bancos Nacionais de Provas de armas e munições.

De acordo com a PSP, “esta iniciativa visou o reforço da articulação, colaboração e proximidade entre os serviços ibéricos com atribuições nacionais, exclusivas e especificas de licenciamento, controlo e fiscalização do fabrico, armazenamento, comercialização, utilização e transporte de armas, munições, produtos explosivos, matérias perigosas e precursores de explosivos”.

+ notícias: Norte

Trovoadas "frequentes e concentradas" vão afetar alguns distritos do Norte 

Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo e Braga, estão na quinta-feira sob aviso laranja devido à previsão de trovadas “frequentes e concentradas”, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Empresa de Chaves paga sete mil euros por vaca galega com dez anos

A empresa portuguesa Serragados-Comércio de Gado, de Chaves, pagou mais de sete mil euros (7139) por uma vaca galega com cerca de dez anos que foi vendida na Central Agropecuária da Galiza, em Silleda, Espanha.

Guarda quer ser Capital Regional dos Santos Populares

O presidente da Câmara da Guarda disse esta quarta-feira que pretende afirmar a cidade como Capital Regional dos Santos Populares, com a realização do evento "Santos da Guarda", que vai decorrer entre 8 e 25 de junho.