Supremo Tribunal de Justiça confirma que Parque da Ponte é do município de Braga e não da arquidiocese

Supremo Tribunal de Justiça confirma que Parque da Ponte é do município de Braga e não da arquidiocese
| Norte
Porto Canal/Agências

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) confirmou que o Parque de São João da Ponte, em Braga, é propriedade do município, ao julgar improcedente o recurso da Arquidiocese local que reivindicava a posse daquele espaço.

Por acórdão de 11 de maio, consultado esta sexta-feira pela Lusa, o STJ refere que aquele parque “se encontra integrado no domínio público municipal desde há tempos imemoriais”, remontando a utilização pelo público em geral ao início do século XIX.

“Tal implica que o referido prédio se considera fora do comércio jurídico, não podendo ser objeto de direitos privados, nem objeto de transmissão por instrumentos de direito privado e muito menos é suscetível de aquisição por usucapião”, acrescenta.

O parque integra a Capela de São João Batista e respetivo adro, espaços de culto que, segundo o STJ, o Estado e demais entidades públicas estão “obrigados a respeitar”.

“Por força da Concordata de 2004, pertencendo o prédio ao domínio público municipal, e destinando-se tais espaços ao culto católico, estão o Estado e demais entidades públicas obrigados a respeitar esse culto, não podendo demolir, ocupar, sujeitar a obras ou destinar aqueles espaços a outra qualquer finalidade, sem que exista acordo prévio com a autoridade eclesiástica competente e sempre por motivo de urgente necessidade pública, sendo que o exercício do culto em nada contende com a natureza pública do prédio”, lê-se no acórdão.

A Arquidiocese de Braga moveu uma ação em tribunal contra a Câmara de Braga pedindo para ser declarada como exclusiva e legítima dona do Parque de S. João da Ponte, naquela cidade.

Na ação, a arquidiocese pedia ainda que fosse declarada ilícita e abusiva a utilização e parcial ocupação que o município faz daquele espaço e que o município fosse obrigado a abster-se de utilizar, fruir, usar e ocupar o parque.

A arquidiocese queria também que o município fosse condenado a restituir-lhe a parte daquele parque que ocupou com um parque de estacionamento no estado em que se encontrava, livre e devoluto de pessoas e bens.

O caso começou a ser julgado no Tribunal de Braga, tendo entretanto passado pela Relação e agora pelo STJ, tendo todos negado razão à arquidiocese.

A arquidiocese foi condenada a reconhecer que o Parque de S. João da Ponte integra o domínio público do município de Braga.

O tribunal decidiu ainda ordenar que a Conservatória do Registo Predial de Braga e o Serviço de Finanças de Braga procedam ao cancelamento dos documentos e registos que davam a posse daqueles terrenos à arquidiocese.

Em comunicado emitido antes de a ação ser julgada, a arquidiocese acusou a Câmara de “querer apropriar-se” do parque, garantindo ter documentos desde o século XV “que provam ser a Igreja Católica a proprietária do Parque da Mitra, onde se insere a Capela de S. João da Ponte”.

Acrescentava que a Câmara “não tem, nunca teve, nenhum tipo de título de posse sobre aquele território”.

A arquidiocese dizia ter sido “empurrada pela Câmara para o tribunal”, alegando que já tinha tentado “muitas vezes” chegar a um acordo, mas sem sucesso.

Na mesma altura, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, referia que o município não queria apropriar-se de nada e não tinha interesse nenhum em discutir a questão da posse do parque.

Ricardo Rio considerou a propriedade “absolutamente irrelevante”, adiantando que o importante mesmo era definir as regras de utilização daquele espaço e que já tinha, por diversas vezes, tentado um consenso.

“O que não posso é entregar à Igreja um espaço que me dizem que é do município”, acrescentava, na altura, o autarca.

Palco dos festejos de São João, o Parque da Ponte inclui no seu interior a capela dedicada àquele santo, adro e logradouro, além de imagens, cruzeiros, coreto e “farto coberto arbóreo”.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.