Câmara do Porto cria projeto-piloto para potenciar biodiversidade nas caldeiras das árvores

Porto Canal
A Câmara do Porto lança projeto ‘Caldeiras Vivas’ no âmbito de melhorar, de forma significativa, a vida da caldeira de uma árvore.
O projeto foi lançado em março do ano passado em 719 caldeiras de árvores, correspondendo a um total de 3300 metros quadrados. O projeto foi implementado num conjunto diferenciado de arruamentos e promove o uso de espécies, maioritariamente autóctones, na caldeira da árvore.
Esta iniciativa tem uma enorme importância no controlo natural de espécies invasoras, assim como de pragas. Além disso, é esperado que as cadeiras, enquanto espaços vivos, potenciem a biodiversidade, nomeadamente atraindo insetos polinizadores e promovendo um maior equilíbrio de agroecossistema.
Outra vantagem deste projeto é a promoção de um maior desenvolvimento do sistema radicular da espécie arbórea, o seu equilíbrio, com especial destaque para o enquadramento paisagístico e uma maior conservação da humanidade.
Depois da base piloto e após a confirmação dos resultados positivos esperados, o projeto irá ser expandido, alterando, significativamente, a estética da caldeira e, sobretudo, o benefício que pode proporcionar em termos de biodiversidade.