Câmara do Porto cria projeto-piloto para potenciar biodiversidade nas caldeiras das árvores

Câmara do Porto cria projeto-piloto para potenciar biodiversidade nas caldeiras das árvores
Filipa Brito | Porto.
| Porto
Porto Canal

A Câmara do Porto lança projeto ‘Caldeiras Vivas’ no âmbito de melhorar, de forma significativa, a vida da caldeira de uma árvore.

O projeto foi lançado em março do ano passado em 719 caldeiras de árvores, correspondendo a um total de 3300 metros quadrados. O projeto foi implementado num conjunto diferenciado de arruamentos e promove o uso de espécies, maioritariamente autóctones, na caldeira da árvore.

Esta iniciativa tem uma enorme importância no controlo natural de espécies invasoras, assim como de pragas. Além disso, é esperado que as cadeiras, enquanto espaços vivos, potenciem a biodiversidade, nomeadamente atraindo insetos polinizadores e promovendo um maior equilíbrio de agroecossistema.

Outra vantagem deste projeto é a promoção de um maior desenvolvimento do sistema radicular da espécie arbórea, o seu equilíbrio, com especial destaque para o enquadramento paisagístico e uma maior conservação da humanidade.

Depois da base piloto e após a confirmação dos resultados positivos esperados, o projeto irá ser expandido, alterando, significativamente, a estética da caldeira e, sobretudo, o benefício que pode proporcionar em termos de biodiversidade.

+ notícias: Porto

Notícia Porto Canal. IEFP quer empresários fora do CACE do Porto até ao final de Dezembro

O IEFP tem a decorrer contratos de arrendamento celebrados com empresários instalados no CACE do Porto, mas entre janeiro e fevereiro, durante reuniões informais, informou-os de que deveriam abandonar o espaço até ao dia 31 de Maio. A notificação oficial para saírem nunca chegou, nem uma explicação em relação ao seu futuro. Agora, o Instituto esclarece ao Porto Canal que durante o mês de junho vai enviar uma notificação oficial com a data final de 31 de dezembro de 2023 para a restituição do espaço.

Desbloqueado futuro da escola n.º 85? Executivo do Porto vai votar revogação de contrato com Junta de Freguesia da Foz do Douro

O executivo da Câmara Municipal do Porto discute na segunda-feira a revogação do contrato de cedência temporária, celebrado em 10 de julho de 2018, entre o Município do Porto e a União de Freguesias de Aldoar, referente à escola n.º 85, localizada junto ao Passeio Alegre.

Sete artistas 'inundam' de novas histórias caixas de eletricidade da Rua Mouzinho da Silveira

As caixas de eletricidade da Rua Mouzinho da Silveira estão a ganhar novas cores. Foi aberto um concurso no âmbito do Programa de Arte Urbana do Município do Porto e os artistas selecionados já começaram a colorir esta histórica rua portuense, dando-lhe nova vida.