Câmara do Porto cria projeto-piloto para potenciar biodiversidade nas caldeiras das árvores

Câmara do Porto cria projeto-piloto para potenciar biodiversidade nas caldeiras das árvores
Filipa Brito | Porto.
| Porto
Porto Canal

A Câmara do Porto lança projeto ‘Caldeiras Vivas’ no âmbito de melhorar, de forma significativa, a vida da caldeira de uma árvore.

O projeto foi lançado em março do ano passado em 719 caldeiras de árvores, correspondendo a um total de 3300 metros quadrados. O projeto foi implementado num conjunto diferenciado de arruamentos e promove o uso de espécies, maioritariamente autóctones, na caldeira da árvore.

Esta iniciativa tem uma enorme importância no controlo natural de espécies invasoras, assim como de pragas. Além disso, é esperado que as cadeiras, enquanto espaços vivos, potenciem a biodiversidade, nomeadamente atraindo insetos polinizadores e promovendo um maior equilíbrio de agroecossistema.

Outra vantagem deste projeto é a promoção de um maior desenvolvimento do sistema radicular da espécie arbórea, o seu equilíbrio, com especial destaque para o enquadramento paisagístico e uma maior conservação da humanidade.

Depois da base piloto e após a confirmação dos resultados positivos esperados, o projeto irá ser expandido, alterando, significativamente, a estética da caldeira e, sobretudo, o benefício que pode proporcionar em termos de biodiversidade.

+ notícias: Porto

Funicular dos Guindais vai continuar encerrado

Desativado a 6 de novembro de 2023, para obras de manutenção que estariam concluídas no primeiro trimestre de 2024, o funicular dos Guindais ainda não tem data prevista para voltar a circular pela escarpa que lhe deu nome.

Derrame de combustível 'entope' Avenida AEP em hora de ponta

Um veículo pesado derramou combustível na Avenida AEP, no sentido Matosinhos-Porto, ao início da tarde desta quinta-feira, o que levou ao corte das três faixas de rodagem para a li, confirmou ao Porto Canal os Bombeiros Sapadores do Porto.

Freguesia com cortes no abastecimento de água

O município de Braga e a AGERE - Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga - informaram, esta quinta-feira, a população que haverá um corte no abastecimento de água no dia 2 de abril, esta terça-feira, entre as 14h00 e as 15h30