Linha do Douro com três passagens de nível suprimidas entre Marco de Canaveses e Caíde

Linha do Douro com três passagens de nível suprimidas entre Marco de Canaveses e Caíde
| Norte
Porto Canal / Agências

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai suprimir três passagens de nível entre Marco de Canaveses e Caíde, na Linha do Douro, uma intervenção que deverá arrancar em junho e implicará uma interdição da circulação durante a madrugada.

Fonte da IP disse hoje à agência Lusa que a intervenção foi “devidamente coordenada" com a Comboios de Portugal (CP), que irá assegurar o serviço de transporte alternativo, neste momento previsto para o período compreendido entre 13 de junho e 31 de dezembro.

A empreitada foi consignada a 02 de maio e tem como objetivos principais o “reforço das condições de segurança, de exploração e fiabilidade do serviço ferroviário na Linha do Douro”.

Segundo a IP, a intervenção compreende a supressão de três passagens de nível, duas localizadas ao quilómetros 50,274 e 51,145, em Vila Meã, concelho de Amarante, e outra situada ao quilómetro 56,527, na freguesia de Santo Isidro e Livração, concelho de Marco de Canaveses.

A empreitada inclui ainda a construção de salas técnicas de sinalização, a serem criadas nas estações de Caíde e de Marco de Canaveses.

A IP referiu que, para garantir a “boa execução da empreitada”, é necessário proceder à interdição da circulação neste troço durante a madrugada.

Hoje, em Diário da República (DR), a CP anunciou a abertura de um concurso para a prestação de serviços de transbordo rodoviário de substituição na Linha do Douro, no percurso Caíde - Marco de Canaveses - Caíde, no período de 13 de junho a 31 de dezembro 2023, “em virtude de trabalhos na via”.

No anúncio, a empresa informou que o preço máximo admitido neste procedimento é de 147 mil euros e que o prazo para a entrega de propostas é de seis dias após a publicação do anúncio em DR.

+ notícias: Norte

Guimarães assina o “Pacto Climático” com 70 instituições

No Dia Mundial do Ambiente, Guimarães assina o “Pacto Climático” com 70 instituições. O objetivo é descarbonizar e alcançar a neutralidade climática até 2030.

Concurso para eletrificação entre Marco - Régua na Linha do Douro lançado por 118 milhões de euros

A Infraestruturas de Portugal (IP) abriu o concurso público internacional para a eletrificação do troço Marco - Régua, na Linha do Douro, com um preço base de 118 milhões de euros, segundo o Diário da República (DR) desta segunda-feira.

Nova ligação ao AvePark em Guimarães vai destruir Zonas Agrícola e Ecológica Nacional

A nova via de sete quilómetros, projetada pela Câmara Municipal de Guimarães, com o objetivo de criar uma nova ligação ao AvePark – um parque industrial que é casa de cerca de 20 empresas e instituições –, irá atravessar terrenos classificados como Reserva Agrícola Nacional (162.260 metros), Reserva Ecológica Nacional (44.013 metros) e ainda cruzar zonas de elevado risco de erosão hídrica do solo (27.487), noticia o jornal Público, havendo ainda a previsão de construir uma nova ponte sobre o rio Ave.