Após mais de cinco horas de espera utente abandona urgências de hospital em Penafiel. Sete horas depois familiar recebe mensagem com marcação de exames

| Norte
Porto Canal

Um utente esperou mais de cinco horas no serviço de urgências do hospital Padre Américo, em Penafiel. Sem qualquer retorno ou assistência depois da triagem com pulseira de cor amarela, o utente de Lousada, que deu entrada nas urgências na madrugada de dia 21 de maio, abandonou o hospital e recorreu a serviços privados para tratar uma pequena fratura na cabeça.

Na manhã seguinte, a acompanhante do utente recebeu mensagens telefónicas por parte do hospital Padre Américo a informar que estava em consulta médica e, posteriormente, a aguardar a realização de exames, sem nunca ter sido consultado ou avaliado por um médico.

A denúncia foi feita através de uma publicação na rede social Facebook pela acompanhante do utente, que se mostrou muito indignada até porque as mensagens que recebeu chegaram quase sete horas depois de terem decidido abandonar as urgências do hospital em causa.

O Porto Canal contactou o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa que lamentou o tempo de espera originado pela elevada afluência ao serviço, e justificou as mensagens pelo sistema automático que foi adotado pelo hospital para facilitar o acompanhamento da evolução do atendimento aos doentes e para melhorar a resposta no que toca ao tempo de espera.

O hospital explicou que há determinadas situações, consoante a triagem, em que são feitos imediatamente pedidos de exames mesmo sem a prévia avaliação física dos utentes.

Quanto aos alegados erros relativos ao envio tardio de mensagens de acompanhamento à utente de Lousada, nada foi esclarecido ou justificado. Apenas foi dito que o hospital continuará a fazer de tudo para obter uma resposta mais humanizada e efetiva, embora nem sempre consigam obter os resultados desejados.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).