Cruz Vermelha cria “Biblioteca Humana” para dar voz a quem vive isolado

Cruz Vermelha cria “Biblioteca Humana” para dar voz a quem vive isolado
| Norte
Porto Canal/Agências

A Cruz Vermelha da Trofa criou um espaço, chamado “Biblioteca Humana”, para proporcionar a pessoas sem retaguarda familiar um espaço para poderem conversar e interagir socialmente, revelou esta quarta-feira à Lusa uma das promotoras, Bárbara Barros.

Bárbara Barros e Tânia Quintas candidataram o projeto, em 2022, ao Orçamento Participativo Jovem da Trofa e ganharam, recebendo cerca de 14 mil euros. A partir de segunda-feira, o espaço, na Rua Conde de São Bento, passa a funcionar às terças e quintas-feiras, das 14h00 às 17h00.

“A Biblioteca Humana surge de uma necessidade que fomos identificando no nosso trabalho enquanto Cruz Vermelha de que as pessoas têm cada vez mais necessidade de conversar. Não queremos ser um substituto às consultas de Psicologia (…), mas temo-nos apercebido que só pelo facto de conversarem sentem-se mais apoiadas, escutadas”, explicou.

Este projeto começou na Dinamarca e baseia-se numa abordagem de ‘storie telling’ (contagem de histórias, em inglês), em que as pessoas conversam, contam a sua história, em que os livros desta biblioteca são histórias reais, de vida, acrescentou a copromotora.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).