Casa do fadista Manassés Lacerda Botelho, em Sabrosa, vai transformar-se num espaço cultural

Casa do fadista Manassés Lacerda Botelho, em Sabrosa, vai transformar-se num espaço cultural
Foto: Câmara Municipal de Sabrosa
| Norte
Porto Canal/Agências

A casa do fadista Manassés Lacerda Botelho, em Sabrosa, foi doada pela sua família ao município, que ali pretende criar um espaço cultural e de memória do compositor e cantor que gravou dezenas de discos.

Segundo divulgou esta terça-feira a autarquia, o imóvel, localizado em Sabrosa, terá, no futuro, “fins de utilização e valorização cultural para benefício da população local, mantendo na sua fachada a placa com referência ao cantor Manassés de Lacerda, salvaguardando as condições acordadas pelas partes para a oficialização desta doação”.

Para além disso, é pretensão da câmara criar, naquele edifício, “um Espaço Memória à vida e obra de Manassés de Lacerda, dando a conhecer publicamente o seu importante trabalho realizado através da cultura”.

Nascido a 16 de janeiro de 1885, em Sabrosa, Manassés de Lacerda foi um compositor e cantor que gravou dezenas de discos, tendo criado um estilo de fado que ficou célebre na primeira metade do século XX e que ficou conhecido como “Fado Manassés”.

De acordo com o município, Manassés tornou-se um “ícone da canção de Coimbra, pelo seu estilo e performance”, tendo falecido em 1962.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.