Porto de Leixões considerado o "mais eficiente a nível nacional"

Porto de Leixões considerado o "mais eficiente a nível nacional"
| Norte
Porto Canal / Agências

O Porto de Leixões, em Matosinhos, foi considerado o "mais eficiente a nível nacional", adiantou esta sexta-feira a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), tendo por base a classificação do CPPI - Container Port Performance Índex.

Em comunicado, a APDL adianta hoje que na classificação do CPPI - Container Port Performance Index 2022 o Porto de Leixões ocupa a 175.º posição e é considerado o 43.º melhor porto na região da Europa / Norte de África.

Estas posições classificam o Porto de Leixões como “o mais eficiente porto a nível nacional”, destaca a APDL.

O Porto de Leixões é o principal porto exportador a nível nacional de carga contentorizada, contribuindo para 7% do emprego em Portugal e 6% do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com a APDL, o Porto de Leixões vai continuar a "potenciar uma estratégia de qualificação dos seus equipamentos e estruturas", tendo por base um "ambicioso plano de investimentos" que permitirá a "valorização dos segmentos de operação", nomeadamente a carga contentorizada, carga geral e o serviço ro-ro.

Construído nos finais do século XIX e sucessivamente alargado até aos dias de hoje, o Porto de Leixões, situado na foz do Rio Leça, no concelho de Matosinhos (distrito do Porto), é o maior porto artificial de Portugal.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.