De São João da Madeira para Veneza. Coleção Treger Saint Silvestre empresta à Fundação Prada obras de Arte Bruta sobre clima

De São João da Madeira para Veneza. Coleção Treger Saint Silvestre empresta à Fundação Prada obras de Arte Bruta sobre clima
| Norte
Porto Canal / Agências

A Coleção Treger Saint Silvestre, que tem mais de 1.700 obras em depósito no Centro de Arte Oliva, de São João da Madeira, vai emprestar dois quadros de Arte Bruta sobre o clima à Fundação Prada, de Veneza.

Segundo fonte do referido equipamento cultural do distrito de Aveiro, a parceria entre a coleção portuguesa e a instituição italiana visa a inclusão de dois trabalhos do artista checo Zdeněk Košek (1949-2015) na exposição “Everybody talks about the weather / Todos falam sobre o tempo”, a inaugurar no próximo dia 20 de maio no polo veneziano do centro de arte contemporânea da marca Prada.

"A nossa coleção é composta de obras raras e muito importantes, que são conhecidas internacionalmente, e, sempre que possível, emprestamos os trabalhos que nos pedem. Nos últimos anos temos cedido obras a museus um pouco por toda a Europa, nomeadamente em Espanha, Áustria, Alemanha e Holanda, e desta vez vamos colaborar com esta prestigiadíssima fundação italiana, que nos solicitou especificamente os quadros de Košek”, explicou Richard Treger à Lusa.

O interesse no autor deve-se ao facto de esse artista “se ter dedicado ao tema do clima e da meteorologia muito antes de isso ser uma ‘moda’”.

A justificação é de António Saint Silvestre, que realça que, “décadas antes de as alterações climáticas marcarem a agenda política e social mundial, já Košek criava quadros detalhados, cheios de cor, sobre a forma como o tempo influía na vida das populações”.

As obras que agora viajam de São João da Madeira para Veneza foram concebidas em 1990 e 2000, e denunciam o estilo próprio que Zdeněk Košek apurou como autodidata e na sua atividade profissional, marcada pelo trabalho como tipógrafo e pelo desenho de caricaturas e ‘cartoons’ satíricos para a imprensa regional.

Segundo Treger e Saint Silvestre, o artista “também produziu pinturas mais ou menos convencionais”, mas, na década de 1980, sofreu “uma profunda fratura psicológica, que foi gradualmente modificando a sua perceção do mundo”. Acabou diagnosticado como psicótico em 1989 e abandonou o trabalho profissional, mantendo, contudo, a convicção de que “a sua missão na vida era dominar os fenómenos meteorológicos”.

“Convicto de que podia controlar o clima, passava o dia junto à janela, anotando tudo o que acontecia ao seu redor: a direção do vento, o voo dos pássaros, os sons, as mudanças de temperatura, assim como diferentes combinações de números, letras e elementos químicos”, conta Richard Treger.

Nesse registo, o artista servia-se de “cadernos, mapas, atlas ou revistas antigas”, desenhando nesses suportes o que António Saint Silvestre descreve como “diagramas com os quais pretendia influenciar o clima, de acordo com um ritual que achava indispensável para evitar o seu maior receio, que era o caos irreversível”.

Os desenhos finais eram então expostos na janela do seu apartamento, virados para o exterior, numa tentativa de comunicação com os pássaros, que Košek considerava “seres superiores aos humanos”.

A partir do convite dirigido à coleção portuguesa por Cornelia Mattiacci, as obras do artista checo estarão assim patentes ao público até 26 de novembro no palácio do século XVIII que a Fundação Prada ocupa em Veneza, onde a mostra “Everybody talks about the weather”, comissariada por Dieter Roelstraete, vai explorar a semântica do tempo nas artes visuais.

Com mais de 50 trabalhos, a exposição integrará igualmente criações de Sophia Al-Maria, Giorgio Andreotta Kahlo, Shuvinai Ashuna, Ursula Beeman, Fredrik Verslev, Peter Vermeersch, Nina Kanell e Gustav Courbet, entre outros.

Fonte da Fundação Prada afirmou que o objetivo é evidenciar a urgência das mudanças climáticas: “Mais de 50 obras contemporâneas e uma seleção de peças clássicas demonstram as várias formas como o clima e a meteorologia influenciaram a nossa história e como lidámos com os desafios da nossa exposição a eventos meteorológicos”.

“Normalmente, meteorologia e climatologia são duas disciplinas científicas distintas”, admite a Fundação Prada. “Esta exposição, pelo contrário, estabelece uma equação empírica entre esses dois objetos de estudo, aplicando-lhe a lente dual das artes visuais e da ciência”, justifica.

A presente iniciativa dá sequência à exposição “Human Brains: It begins with an idea / Cérebros humanos: Começa com uma ideia”, que esteve patente em Veneza em 2022, e à mostra “Cere anatomiche: La specola di Firenze / Ceras anatómicas: O observatório de Florença”, atualmente em exibição em Milão.

É por essa intenção de “disseminar por uma ampla audiência o resultado da mais recente investigação científica e académica” que “Everybody talks about the weather” incluirá também “estações de pesquisa com mais de 500 livros, publicações científicas, artigos e vídeos, o que permitirá ao público consultar as diversas fontes bibliográficas da extensa pesquisa na base deste projeto” – que será complementado com um programa adicional de três dias em outubro e a publicação de um livro ilustrado.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).