Câmara Municipal de Matosinhos espera "grande adesão de público" no Senhor de Matosinhos

Câmara Municipal de Matosinhos espera "grande adesão de público" no Senhor de Matosinhos
| Norte
Porto Canal

A Festa do Senhor de Matosinhos está quase aí à porta para encher de animação esta cidade do distrito do Porto. O arranque dá-se no próximo dia 19 de maio. 

Esta festividade considerada a maior do Norte do país conta com um orçamento de “300 mil euros”, mais elevado comparativamente ao ano transato, e estima-se que receba 1,8 milhões de pessoas, segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos expressa à mesma fonte que “a Câmara está à espera de uma grande adesão de público” e face a essa crença está a ser desenvolvido “um grande dispositivo, articulado entre a PSP, Proteção Civil e Polícia Municipal-só na noite do fogo de artifício, no dia 27, estarão mais de duas centenas de profissionais no terreno”.

Para além disso, haverá “um posto médico avançado no meio da festa”, acrescenta Fernando Rocha.

O vereador sugere aos visitantes que se desloquem para a festa "preferencialmente de metro", sublinhando que "haverá reforço de carruagens". Se os veículos pessoais forem a escolha do público, Fernando Rocha faz uma recomendação: "procurem parques de estacionamento na periferia."

O ex-líbris da noite, o fogo de artifício, será da responsabilidade da "Macedos Pirotecnia - que costuma fazer o S.João do Porto e de Gaia e a Passagem de Ano na Madeira", sendo  lançado do interior do Porto de Leixões, com uma duração de 25 minutos, comunica Fernando Rocha ao JN.  

Outro dos momento alto desta festa é a procissão, que acontece no dia 28 pelas 16 horas. 

O músico português, Fernando Daniel é o cabeça de cartaz deste evento, subindo ao palco no dia 26 de maio.

A romaria termina a 11 de junho. 

+ notícias: Norte

PJ detém homem de 40 anos suspeito de atear fogos em Braga e Barcelos

Um homem de 40 anos foi detido suspeito de dois crimes de incêndio florestal nos concelhos de Braga e Barcelos, que consumiram em setembro vários hectares de floresta, adiantou esta quinta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.