Ministério Público impede avanços na construção do parque eólico de Mirandela

Ministério Público impede avanços na construção do parque eólico de Mirandela
| Norte
Porto Canal

O Ministério Público (MP) interpôs uma ação administrativa contra o Município de Mirandela, no passado dia 14, para impugnar o licenciamento concedido a um operador para a edificação do parque eólico na serra de Santa Comba, em Mirandela.

A ação, que foi motivada por incompatibilidades com o Plano Diretor Municipal e pela existência de sítios com interesse público a nível arqueológico, tem efeitos suspensivos, o que significa que a obra não avança enquanto não houver decisão judicial.

Na última Assembleia Municipal, a presidente da Câmara explicou que o operador apresentou todos os pareceres exigidos, pelo que a autarquia não viu problemas em conceder-lhe a licença de construção, avança o JN.

Por sua vez, o operador está descontente com a situação e garante que o parque eólico e a preservação das pinturas rupestres são compatíveis, em declarações ao mesmo jornal.

Caso o parecer judicial não seja favorável, a empresa P4 vai pedir uma indemnização, uma vez que o investimento privado de 30 milhões de euros pode estar comprometido, acrescenta o presidente da construtora.

Recorde-se que este processo teve início em 2008 com a realização de um concurso público por despacho do ministro da Economia. 11 anos depois, em dezembro de 2019, a empresa P4 obteve finalmente a licença de produção, que foi aprovada pela Direção-Geral da Energia e Geologia.

Em abril de 2022, a Câmara concedeu ao operador a licença de alvará de construção do parque, mas em outubro a serra de Santa Comba entrou em processo de classificação como sítio de interesse público, o que contempla uma zona especial de proteção.

Importa realçar que caso a construção do parque se concretize, a Câmara vai receber um milhão e meio de euros de compensação.

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.