Mosteiro de Ancede transformado no novo Centro Cultural em Baião, após requalificação

Mosteiro de Ancede transformado no novo Centro Cultural em Baião, após requalificação
| Norte
Porto Canal

A Câmara Municipal de Baião inaugurou, esta sexta-feira, o Mosteiro de Ancede Centro Cultural (MACC), cuja requalificação contou com um investimento total de 3,7 milhões de euros para transformar aquele Monumento de Interesse Público no novo Centro Cultural da Região. 

O evento contou com a presença do primeiro-ministro António Costa. "Tratando-se de um complexo que inclui várias unidades, o Mosteiro integra simultaneamente projetos de dois arquitetos – Siza Vieira, cujo trabalho se materializa no Mosteiro, na Casa dos Moços e no Adro da Igreja (em execução) e Daniel Vale, que assina a obra referente à Igreja. Já projetados, mas a aguardar financiamento, estão os celeiros, o parque de estacionamento, o pombal, a eira, as cercas e os jardins", refere a autarquia. 

O Mosteiro, cuja origem é anterior à fundação de Portugal, tem sido alvo desde 2001, de cinco fases de intervenção destinadas a conservar, restaurar e reabilitar o espaço nas diversas valências, dotando-o, atualmente, de um claustro com capacidade para 300 pessoas, a que se junta um auditório com 80 lugares e espaços expositivos capazes de acolher várias dezenas de pessoas por hora, para além da área exterior. 

Porto Canal

Porto Canal

Fotos: Helena Castro| Porto Canal

A Câmara de Baião sublinha que este projeto "encerra um ciclo de apetrechamento de equipamentos e de infraestruturas que, na estratégia do Município, representa uma importante aposta na qualidade de vida da população, na qual a componente cultural se reveste de particular importância". 

Porto Canal

Porto Canal

+ notícias: Norte

UNIR. Alguns motoristas "não estão minimamente preparados", reconhece diretor dos Transportes Beira Douro

A nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, UNIR, entrou ao serviço na passada sexta-feira, 1 de dezembro, depois de um concurso público lançado em 2020. O arranque das operações tem sido, no entanto, alvo de muitas críticas e desconfianças.

“Assisti a isto no Comércio, depois assisti connosco”. O Jornal de Notícias é o último símbolo vivo do jornalismo impresso no Porto

Depois do desaparecimento dos generalistas Comércio do Porto e O Primeiro de Janeiro, ambos já no séc. XXI, o JN continua a ser o único jornal feito fora da capital do país.

Festival Authentica regressa a Braga com James Arthur, Xamã e T-Rex entre os destaques 

Calema, James Arthur, Xutos & Pontapés, Xamã, T-Rex e Karetus estão entre os artistas e bandas que atuam na 2.ª edição do festival Authentica, que acontece esta sexta-feira e no sábado no Altice Fórum Braga.