Câmara de Valongo aprova contas de 2022 com prejuízo de 2,3 milhões de euros

Câmara de Valongo aprova contas de 2022 com prejuízo de 2,3 milhões de euros
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Valongo aprovou esta quinta-feira, com os votos contra do PSD, as contas de 2022, que apresentam um prejuízo de 2,3 milhões de euros, situação que acontece pelo segundo ano consecutivo.

Em comunicado, a autarquia deu nota sobre a dívida, que aumentou 18,82% em 2022, atingindo o valor de 29.738.688,72 euros, resultando do “acréscimo da componente relativa aos empréstimos a médio e longo prazo, decorrente dos pedidos de libertação de verbas dos financiamentos da Casa da Democracia Local e de investimentos diversos”.

Sobre o resultado líquido negativo de 2.311.855,99 euros, a autarquia ressalvou que “o resultado antes de depreciações, amortizações e gastos de financiamento é de 9.392.394,91 euros, o que demonstra que os rendimentos decorrentes da atividade desenvolvida pela autarquia são superiores aos gastos”.

Contactada pela Lusa a propósito do prejuízo, fonte da autarquia explicou que, tal como há um ano, quando o resultado então apurado foi negativo em 3,2 milhões de euros, “o desempenho financeiro contempla tudo, o património imobilizado, pavilhões, escolas”, e que a câmara tem um “património gigantesco”.

Para além disso, acrescentou, “existe ainda a depreciação do património e amortizações”, fatores que contribuem para o resultado negativo.

“No que respeita à receita, a execução foi de 71.369.628,02 euros que, face ao orçamento final de 81.862.903,48 euros, representa uma taxa de execução de 87,18%”, prossegue o documento que, do lado da despesa exibe “pagamentos no montante de 67.156.209,69 euros com taxa de execução de 82,03%”.

“Conseguimos manter a capacidade de investimento e dar resposta aos principais anseios da comunidade”, assinala o presidente da câmara, José Manuel Ribeiro, citado pelo comunicado que frisa ter o município no ano passado “cumprido na íntegra a aplicação da regra prevista no art.º 40.º da Lei n.º 73/2013, de 03 de setembro, na sua redação atual (…) que estipula que o orçamento deve prever as receitas necessárias para cobrir todas as despesas”.

“Valongo é atualmente um município com boas contas, mais autónomo, mais capaz e com uma situação financeira sólida, o que permite antecipar um futuro ainda mais próspero”, afirmou o autarca socialista.

A Lusa tentou obter uma reação dos vereadores do PSD, mas até ao momento não foi possível.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.