Ovar anuncia referenciação na saúde "para norte"

Ovar anuncia referenciação na saúde "para norte"
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Ovar revelou que o Governo se comprometeu a referenciar esse município do distrito de Aveiro “para norte”, no âmbito da reorganização em curso na saúde, e o PS local reagiu dizendo-se preocupado com o “logro”.

Em causa está a polémica instalada no concelho depois de o Governo ter anunciado a criação de novas Unidades Locais de Saúde e, nesse contexto, prever a referenciação dos cerca de 55.000 utentes vareiros para os hospitais de Aveiro e Coimbra, a 50 e 100 quilómetros a sul de Ovar, quando a comunidade prefere manter a ligação já existente ao hospital do município contíguo de Santa Maria da Feira e aos seus congéneres mais a norte, de Vila Nova de Gaia e Porto.

Após alguns cancelamentos anteriores por iniciativa do Ministério da Saúde, a reunião entre o executivo social-democrata da Câmara de Ovar e Manuel Pizarro teve lugar esta segunda-feira e a autarquia anuncia agora: “Acolhendo as razões apresentadas pelo Município, o ministro da Saúde garantiu à Câmara Municipal que, independentemente do modelo de reorganização que vier a ser definido pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, a referenciação hospitalar da população de Ovar se fará para Norte”.

Fonte da autarquia acrescenta que, no mesmo encontro, Pizarro “garantiu que, previamente à decisão final, a Câmara Municipal de Ovar será auscultada”.

Segundo a autarquia, o presidente Salvador Malheiro e os vereadores Alcides Alves e Júlia Oliveira terão ainda insistido na necessidade de as estruturas locais de saúde serem reforçadas, impondo uma condição para que a Câmara venha a aceitar a descentralização de competências que o Governo tem em curso: indicaram ao ministro que esse processo “também está dependente da satisfação da referenciação hospitalar para Norte”.

Em reação ao anúncio da Câmara Municipal, o PS de Ovar diz-se “ainda mais preocupado após a reunião entre o Executivo Municipal e o Ministro da Saúde”, por considerar que a “ambiguidade” da promessa de referenciação para Norte é “um logro” com “laivos de boa notícia”, já que não há outra opção “além da integração na ULS Entre Douro e Vouga, de Santa Maria da Feira”.

“O que a Câmara Municipal de Ovar e o presidente da Câmara vêm agora dizer é que, mesmo que nos integrem na ULS de Aveiro, a referenciação – nome que utilizam para substituir a ‘liberdade de escolha’ dos munícipes de Ovar – será a Norte. Mas não pode (…) existir nenhuma ambiguidade que admita uma referenciação contrária à ULS em que seremos integrados. Isto é um logro, que não permite aos Ovarenses saberem por quanto tempo poderão recorrer a cuidados de saúde onde legitimamente devem continuar a ser atendidos, acompanhados e tratados”, defende a concelhia socialista.

O PS assume ainda “estranhar” que a Câmara vá ser auscultada “após uma reunião com o ministro que deveria ser a última e na qual a posição do Município não deveria deixar margem para dúvidas, dispensando qualquer auscultação futura”.

Isso leva os socialistas a referirem que “a ambiguidade e a falta de firmeza e de clareza demonstradas nas negociações contribuem para destruir o trabalho feito pelas forças políticas de Ovar e pelo movimento do seu povo” – que em petições e marchas de protesto já exigiu ser referenciado para a ULS da Feira.

“É nítido que este é um acordo para salvar a face dos que desde o início se esqueceram da sua terra e do povo que os elegeu. Não nos deixaremos levar por golpes palacianos que ilibem os decisores locais e nacionais da responsabilidade pela decisão”, concluem os socialistas.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.