Hospital de Braga alcançou recorde de procedimentos de AVC

Hospital de Braga alcançou recorde de procedimentos de AVC
| Norte
Porto Canal

O Hospital de Braga alcançou um crescimento superior a 200% no número de procedimentos endovasculares de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquémico agudo por cateterismo cerebral, tornando-se num dos hospitais do país com mais doentes referenciados pelo INEM, no protocolo pré-hospitalar da Via Verde AVC.

Assinalada anualmente a 31 de março, o Dia Nacional do Doente com AVC pretende sensibilizar a população para a realidade da doença em Portugal e “promover boas práticas em saúde, incentivando uma dinâmica que conduza a novas atitudes.

Em comunicado, o Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga salientou que neste dia “é importante e de inteira justiça reconhecer o trabalho de todos os profissionais envolvidos no diagnóstico e tratamento do doente com AVC isquémico agudo, assim como dos elementos responsáveis pela sua reabilitação física e cognitiva”.

“O Hospital de Braga é das unidades de saúde do país com mais doentes referenciados pelo INEM no protocolo pré-hospitalar da Via Verde AVC, correspondendo a 40% das ativações de Via Verde AVC, sendo os restantes provenientes de ativações diretas na triagem ou de transferências inter-hospitalares”, adiantou o hospital em comunicado.

A Via Verde de AVC é assegurada por profissionais dos serviços de Neurologia e de Neurorradiologia, possuindo o Hospital de Braga, desde 2018, uma equipa especializada de Neurorradiologia de Intervenção, responsável pela realização dos tratamentos endovasculares por cateterismo entre as 8 e as 24 horas, 365 dias por ano.

+ notícias: Norte

Professores manifestam-se em Matosinhos no arranque da comissão nacional do PS

Pouco mais de uma dezena de professores estão em protesto junto ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Prédio de luxo em cima das dunas licenciado pela Câmara de Vila do Conde após parecer negativo da APA

Vai ter três andares, 11 apartamentos e uma “vista de sonho”. Em Mindelo, no concelho de Vila do Conde, está a ser construído um edifício habitacional a apenas 50 metros da zona dunar, em cima da faixa de proteção costeira. A obra, que tinha sido chumbada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), foi licenciada pela Câmara de Vila do Conde, apesar de violar o atual Programa da Orla Costeira (POC) Caminha-Espinho.

Câmara de Gondomar lança concurso de 1,8 milhões de euros para requalificar piscinas de Fânzeres

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira o lançamento do concurso público para a requalificação e ampliação das Piscinas Municipais de Fânzeres, no valor de 1,893 milhões de euros mais IVA, revelou à Lusa fonte do município.