Eventos revivem artes e saberes em 11 aldeias do Tâmega e Sousa de abril a junho

Eventos revivem artes e saberes em 11 aldeias do Tâmega e Sousa de abril a junho
| Norte
Porto Canal / Agências

O evento cultural Aldear regressa este ano a 11 aldeias do Tâmega e Sousa, de abril a junho, reunindo meia centena de processos artísticos e envolvendo as comunidades locais, informou a organização.

O evento vai decorrer de 16 de abril a 25 de junho, assumindo-se como “um encontro de saberes, sabores, artes e ofícios”, de acordo com um comunicado da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, a entidade promotora.

“Serão 11 domingos consecutivos de encontros entre a comunidade das aldeias que acolhem este projeto artístico multidisciplinar, centrado nas pessoas e na sua identidade”, assinala-se na informação enviada à agência Lusa.

Desde o início do ano, as comunidades estão a trabalhar, em conjunto, “mais de meia centena de processos artísticos, nomeadamente espetáculos comunitários, oficinas de saberes e sabores, instalações e conversas”.

A primeira edição do "Aldear" realizou-se em 2021, então sob algumas restrições provocadas pela pandemia de covid-19.

Este ano, a organização pretende promover “um encontro que una o território, que privilegie as tradições e que promova a coesão dos 11 municípios da região”, como refere o presidente da CIM, Pedro Machado, citado no comunicado.

“Ao organizar o Aldear, estamos a promover a continuidade de tradições e costumes e a trazer para a atualidade as novas vidas das aldeias e das suas comunidades”, acrescenta o autarca de Lousada.

O primeiro encontro do Aldear de 2023 acontecerá a 16 de abril, em Felgueiras, com a comunidade de Macieira da Lixa e o coletivo “Ondamarela”.

Até 25 de junho, outras comunidades, aldeias e coletivos artísticos, como Burilar, Coletivo Espaço Invisível, Laboratório Maria Zimbro, Associação Discos de Platão e Coruja do Mato, “tomam conta das atividades em várias datas e locais da região”, assinala a organização.

Em cada encontro, é proposto um percurso artístico, duas oficinas de sabores e saberes, uma oficina de artes e ofícios e um espetáculo comunitário.

Todos os encontros têm entrada gratuita.

O Aldear é um projeto promovido pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, apoiado por fundos da União Europeia.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).