FC Porto: Campanha "Fome Zero" distinguida pela Liga

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Porto Canal

A campanha “Fome Zero”, do Futebol Clube do Porto, recebeu a distinção de Responsabilidade Social da Liga Portugal, relativa ao mês de fevereiro. Esta iniciativa, que teve o pontapé de saída no Estádio do Dragão, aquando do jogo frente ao CD Mafra, para a Taça da Liga, centrou-se na recolha de bens alimentares para apoiar instituições de solidariedade, no caso a Legião da Boa Vontade e o Coração da Cidade.

Todos os adeptos presentes no jogo foram convidados a contribuir com bens alimentares que foram recolhidos à porta do Estádio do Dragão por voluntários, entre os quais, os jogadores Sub-19 do FC Porto que, de resto, utilizaram esta ação como tema central do projeto social levado até à UEFA, no âmbito da Youth League.

A participação dos jogadores Sub-19 nesta campanha em várias fases do projeto, desde a recolha dos alimentos, passando pela própria doação e culminando na entrega dos mesmos, ficou documentada em vídeo, que pode ser visto na página de Youtube do FC Porto.

Porém, a iniciativa foi transversal, mereceu, inclusive, a menção e apoio de Sérgio Conceição, envolveu inúmeros parceiros do clube e, claro está, todos os adeptos que contribuíram para a causa.

Por isso mesmo, Tiago Gouveia, Diretor de Marketing do FC Porto, mostrou-se satisfeito com o resultado: “Enquanto clube temos a preocupação de fazer diferente e, com esta iniciativa transversal, que envolveu clube, modalidades, adeptos e parceiros, esse dever foi conseguido. Temos uma responsabilidade para com a comunidade onde nos inserimos.”

Tiago Gouveia reconheceu, ainda, que receber esta distinção é “um motivo de orgulho para as equipas internas e para os adeptos e potencia que mais se façam”.

“O nosso objetivo é que todas estas ações não sejam só ações, mas um bocadinho do dia-a-dia dos clubes, não trabalhando a sustentabilidade, mas fazendo com que esta seja um dos pilares. O grande desafio é que tudo o que se faça tenha algum cariz sustentável”, finalizou.

Já Teresa Santos, Gestora de Qualidade e Responsável de Sustentabilidade do FC Porto, lembrou que, apesar de as campanhas agora serem mais divulgadas, “fazem parte do ADN” do clube portista.

“A nossa estratégia passa por fazer cada vez mais. Esta época temos mais três programadas. Este é o caminho e é por aqui que queremos continuar”, garantiu.

Por fim, Mário Costa, vice-presidente da Fundação do Futebol e responsável por entregar a distinção, elogiou a iniciativa que considerou muito nobre, pela capacidade de envolvimento de todos os colaboradores e parceiros, o que permitiu dar “maior amplitude à campanha”. Ressalvou ainda que “este é o caminho que a Fundação defende, de que a Responsabilidade Social faça parte da agenda dos clubes e que as promovam e incentivem junto das suas comunidades”.

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