Linha de alta tensão no Alto Minho volta a ser analisada em tribunal

| Norte
Porto Canal

A linha de alta tensão entre o Alto Minho e a Galiza vai ser novamente analisada pelo Tribunal Administrativo de Braga depois de os municípios de Melgaço, Arcos de Valdevez, Monção, Ponte da Barca e Ponte de Lima terem avançado com uma providência cautelar.

De acordo com o Jornal de Notícias, o Tribunal Central Administrativo do Norte deu razão aos municípios.

De recordar que estes já tinham recorrido, em 2022, ao tribunal depois de a Agência Portuguesa do Ambiente ter dado luz verde a esta linha que se destina essencialmente à importação e exportação de eletricidade entre Ponte de Lima e a Galiza.

Estas cinco autarquias acreditam que o projeto em causa poderá trazer riscos para a saúde pública devido à exposição a radiações eletromagnéticas e ao ruído. Por isso, apelam ao tribunal que ordene ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática que se abstenha na autorização do projeto.

No entanto, não é esta a posição da tutela que defende que esta linha é "essencial" para o desenvolvimento da economia.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.