Braga vence prémio da Semana Europeia da Mobilidade

Braga vence prémio da Semana Europeia da Mobilidade
| Norte
Porto Canal

Braga foi a cidade vencedora do conceituado Prémio de Mobilidade Sustentável da edição de 2022 da Semana Europeia da Mobilidade. O anúncio foi feito esta quinta-feira, numa cerimónia que teve lugar no Castelo dos Condes, em Gante, na Bélgica.

“Temos feito um trabalho muito intenso para melhorar a mobilidade em Braga e este reconhecimento é mais um estímulo para continuarmos a trabalhar para uma mobilidade cada vez mais sustentável, em benefício de uma melhor qualidade de vida para todos os Bracarenses”, referiu Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga, destacando o compromisso do Município em criar uma melhor envolvência entre pessoas, empresas e escolas e universidades através da mobilidade urbana sustentável.

Lembrando que a cota modal relativa ao transporte individual é “ainda bastante elevada”, Olga Pereira sublinhou que estão a ser construídas ciclovias para que a Cidade “passe a contar com 25km de vias dedicadas”. O investimento no transporte público, com a aquisição de veículos eléctricos (13) e a gás natural (25) foi outro dos temas abordados pela vereadora, adiantando que este ano vão ser adquiridos mais 30 autocarros eléctricos.

“Estamos a investir na mudança de mentalidades e na repartição modal. Com isto esperamos sensibilizar a população para as vantagens de adoptar modos suaves de transporte - como andar a pé e de bicicleta – favorecendo a economia individual e a saúde colectiva, através da diminuição da pegada carbónica”, salientou Olga Pereira.

Melhorias implementadas valem distinção 

Entre melhorias na Cidade, é destacado o projecto School Bus nas escolas do Concelho, a criação de ciclovias, novos lugares de estacionamento para bicicletas, tal como um sistema partilhado, o alargamento de zonas pedestres e novos espaços verdes, a modernização da frota de transportes públicos para veículos eléctricos, a redução dos limites de velocidade em zonas escolares, a criação de condições para pessoas com mobilidade reduzida e uma infra-estrutura rodoviária mais segura.

Além de Braga, eram finalistas a este prémio a cidade de Sófia, na Bulgária, e Zagreb na Croácia.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.