Braga vence prémio da Semana Europeia da Mobilidade

Braga vence prémio da Semana Europeia da Mobilidade
| Norte
Porto Canal

Braga foi a cidade vencedora do conceituado Prémio de Mobilidade Sustentável da edição de 2022 da Semana Europeia da Mobilidade. O anúncio foi feito esta quinta-feira, numa cerimónia que teve lugar no Castelo dos Condes, em Gante, na Bélgica.

“Temos feito um trabalho muito intenso para melhorar a mobilidade em Braga e este reconhecimento é mais um estímulo para continuarmos a trabalhar para uma mobilidade cada vez mais sustentável, em benefício de uma melhor qualidade de vida para todos os Bracarenses”, referiu Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga, destacando o compromisso do Município em criar uma melhor envolvência entre pessoas, empresas e escolas e universidades através da mobilidade urbana sustentável.

Lembrando que a cota modal relativa ao transporte individual é “ainda bastante elevada”, Olga Pereira sublinhou que estão a ser construídas ciclovias para que a Cidade “passe a contar com 25km de vias dedicadas”. O investimento no transporte público, com a aquisição de veículos eléctricos (13) e a gás natural (25) foi outro dos temas abordados pela vereadora, adiantando que este ano vão ser adquiridos mais 30 autocarros eléctricos.

“Estamos a investir na mudança de mentalidades e na repartição modal. Com isto esperamos sensibilizar a população para as vantagens de adoptar modos suaves de transporte - como andar a pé e de bicicleta – favorecendo a economia individual e a saúde colectiva, através da diminuição da pegada carbónica”, salientou Olga Pereira.

Melhorias implementadas valem distinção 

Entre melhorias na Cidade, é destacado o projecto School Bus nas escolas do Concelho, a criação de ciclovias, novos lugares de estacionamento para bicicletas, tal como um sistema partilhado, o alargamento de zonas pedestres e novos espaços verdes, a modernização da frota de transportes públicos para veículos eléctricos, a redução dos limites de velocidade em zonas escolares, a criação de condições para pessoas com mobilidade reduzida e uma infra-estrutura rodoviária mais segura.

Além de Braga, eram finalistas a este prémio a cidade de Sófia, na Bulgária, e Zagreb na Croácia.

+ notícias: Norte

Professores manifestam-se em Matosinhos no arranque da comissão nacional do PS

Pouco mais de uma dezena de professores estão em protesto junto ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Prédio de luxo em cima das dunas licenciado pela Câmara de Vila do Conde após parecer negativo da APA

Vai ter três andares, 11 apartamentos e uma “vista de sonho”. Em Mindelo, no concelho de Vila do Conde, está a ser construído um edifício habitacional a apenas 50 metros da zona dunar, em cima da faixa de proteção costeira. A obra, que tinha sido chumbada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), foi licenciada pela Câmara de Vila do Conde, apesar de violar o atual Programa da Orla Costeira (POC) Caminha-Espinho.

Câmara de Gondomar lança concurso de 1,8 milhões de euros para requalificar piscinas de Fânzeres

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira o lançamento do concurso público para a requalificação e ampliação das Piscinas Municipais de Fânzeres, no valor de 1,893 milhões de euros mais IVA, revelou à Lusa fonte do município.