Braga vence prémio da Semana Europeia da Mobilidade

Braga vence prémio da Semana Europeia da Mobilidade
| Norte
Porto Canal

Braga foi a cidade vencedora do conceituado Prémio de Mobilidade Sustentável da edição de 2022 da Semana Europeia da Mobilidade. O anúncio foi feito esta quinta-feira, numa cerimónia que teve lugar no Castelo dos Condes, em Gante, na Bélgica.

“Temos feito um trabalho muito intenso para melhorar a mobilidade em Braga e este reconhecimento é mais um estímulo para continuarmos a trabalhar para uma mobilidade cada vez mais sustentável, em benefício de uma melhor qualidade de vida para todos os Bracarenses”, referiu Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga, destacando o compromisso do Município em criar uma melhor envolvência entre pessoas, empresas e escolas e universidades através da mobilidade urbana sustentável.

Lembrando que a cota modal relativa ao transporte individual é “ainda bastante elevada”, Olga Pereira sublinhou que estão a ser construídas ciclovias para que a Cidade “passe a contar com 25km de vias dedicadas”. O investimento no transporte público, com a aquisição de veículos eléctricos (13) e a gás natural (25) foi outro dos temas abordados pela vereadora, adiantando que este ano vão ser adquiridos mais 30 autocarros eléctricos.

“Estamos a investir na mudança de mentalidades e na repartição modal. Com isto esperamos sensibilizar a população para as vantagens de adoptar modos suaves de transporte - como andar a pé e de bicicleta – favorecendo a economia individual e a saúde colectiva, através da diminuição da pegada carbónica”, salientou Olga Pereira.

Melhorias implementadas valem distinção 

Entre melhorias na Cidade, é destacado o projecto School Bus nas escolas do Concelho, a criação de ciclovias, novos lugares de estacionamento para bicicletas, tal como um sistema partilhado, o alargamento de zonas pedestres e novos espaços verdes, a modernização da frota de transportes públicos para veículos eléctricos, a redução dos limites de velocidade em zonas escolares, a criação de condições para pessoas com mobilidade reduzida e uma infra-estrutura rodoviária mais segura.

Além de Braga, eram finalistas a este prémio a cidade de Sófia, na Bulgária, e Zagreb na Croácia.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.