Festa do Pão de Vale de Ílhavo superou expectativas com 20 mil visitantes

Festa do Pão de Vale de Ílhavo superou expectativas com 20 mil visitantes
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, disse esta quarta-feira que a Festa do Pão de Vale de Ílhavo, este ano realizada no centro da cidade, superou as expectativas, com a visita de cerca de 20 mil pessoas.

“Homenageámos as nossas padeiras e padeiros, bem como as duas moagens que continuam em funcionamento em Vale de Ílhavo, e a afluência quase duplicou e as vendas por unidade de produtos triplicaram”, declarou o autarca.

A Câmara Municipal de Ílhavo estima que 20 mil pessoas visitaram a 2.ª edição da Festa do Pão de Vale de Ílhavo, que decorreu este ano no Jardim Henriqueta Maia, no centro de Ílhavo, localização que não reuniu consenso com alguns padeiros a preferirem que fosse realizada no Vale de Ílhavo, onde têm toda a logística.

“Colocámos produtores locais em contacto com as escolas, promovendo a agricultura e incrementando o comércio e a restauração locais, sendo que o Jardim Henriqueta Maia ganhou vida com as pessoas, música itinerante e uma mostra de artesanato e velharias, pelo que o investimento realizado pela autarquia beneficiou a comunidade”, salientou João Campolargo.

As oito padeiras de Vale de Ílhavo presentes na festa produziram milhares de unidades de pão de Vale de Ílhavo, entre folares com e sem ovos, de diversos tamanhos, padas e broa simples ou de abóbora, que rapidamente esgotaram.

“Além de todo o pão que fez as delícias dos visitantes, houve horas de animação, música, ateliês e histórias encenadas e, a acima de tudo, cumpriu-se o objetivo de promover e valorizar o pão de Vale de Ílhavo, envolvendo o tecido associativo local e a comunidade”, conclui o presidente da Câmara.

A festa decorreu entre quinta-feira e domingo.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.