Carregamento elétrico de novo 'ferry' de Aveiro visado pelo Tribunal de Contas

Carregamento elétrico de novo 'ferry' de Aveiro visado pelo Tribunal de Contas
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara Municipal de Aveiro informou esta terça-feira que já foi concedido o visto do Tribunal de Contas ao contrato dos sistemas de carregamento do novo 'ferryboat' elétrico que ligará São Jacinto ao Forte da Barra.

“O Tribunal de Contas visou o contrato entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e o agrupamento de empresas constituído pela Ahlers Lindley e a ETG – Empresa de Transportes e Gestão S.A., para a execução dos sistemas de carregamento para operação do novo Ferryboat 100% Elétrico, na ligação entre São Jacinto e o Forte da Barra, pelo valor de 1.510.490,55 euros”, dá conta uma nota de imprensa da autarquia.

De acordo com a mesma fonte, os sistemas de carregamento ficarão localizados em plataformas específicas instaladas em zona próxima aos cais de atracação do 'ferry' “Salicórnia”, em São Jacinto e no Forte da Barra.

Segundo é descrito pela nota municipal, os sistemas de carregamento elétrico poderão ser operados de modo automático ou manualmente, considerando a autarquia ser” um fator por demais importante na operacionalidade das travessias e no cumprimento dos horários dos transportes fluviais de Aveiro”.

A Câmara de Aveiro informa ainda que adjudicou à empresa E-REDES (antiga EDP), pelo valor de 162.030,98 euros, os trabalhos de ligação à rede elétrica, entre os postos de transformação públicos e privados, nas imediações dos dois cais de atracação da embarcação, em São Jacinto e no Forte da Barra.

O 'ferryboat' elétrico “Salicórnia” está a ser construído no estaleiro da Navaltagus, correspondendo a um investimento global que ascenderá aos nove milhões de euros, contas feitas à embarcação, ao sistema de carregamento e à ligação elétrica dos cais de atracação.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.