Estratégia do Governo para a Habitação? Marina Gonçalves diz que resposta está na concretização de programas
Porto Canal
Depois de Cavaco Silva ter criticado as novas medidas do Governo destinadas à habitação, a ministra Marina Gonçalves disse que a resposta está na concretização dos programas, como a obra que visitou na manhã desta segunda-feira em Matosinhos.
São imóveis devolutos que estão há mais de duas décadas em Matosinhos e que daqui para a frente terão uma nova vida. Trata-se de uma obra inacabada de uma empresa que abriu insolvência e que originou a colocação dos imóveis em hasta pública. A Câmara Municipal de Matosinhos exerceu o direito de preferência e de um projeto que contaria com 70 frações, resultarão 105, com tipologias que vão desde T1s a T3s.
O concurso para a empreitada do Conjunto Habitacional Flor de Infesta será lançado no verão e corresponderá a um investimento de cerca de 18 milhões, totalmente financiados pelo PRR.
Apesar de reconhecer o dia histórico para São Mamede de Infesta, a presidente da Câmara de Matosinhos lembrou que é preciso transferir mais habitação do Estado para os municípios.
“É preciso que o Estado entregue rapidamente às autarquias imóveis que têm nos nossos municípios e que não têm o melhor uso” e é também “preciso manter a visão de que a reabilitação urbana serve para reabilitar fogos e áreas importantes da cidade”, disse Luísa Salgueiro à margem do evento.
Ainda assim, a presidente da autarquia de Matosinhos deixou claro que “é preciso continuar a confiar nos municípios, porque seremos os grandes motores de execução de toda a estratégia nacional de habitação”.
Em declarações ao Porto Canal, Marina Gonçalves reconheceu que ainda há um caminho a percorrer no que toca à identificação e transferência dos imóveis devolutos.
Em relação às fortes críticas tecidas pelo antigo Presidente da República, Cavaco Silva, à estratégia do Governo para a habitação, Marina Gonçalves disse que a resposta está na concretização dos programas.
Já Luísa Salgueiro, que se levantou durante o discurso de Cavaco Silva no passado sábado, preferiu não comentar.
Na cerimónia desta segunda-feira decorreu também a assinatura de um aditamento ao protocolo entre o município de Matosinhos e o IHRU, no âmbito do PRR, para a construção de 204 habitações de arrendamento acessível.
A assinatura do protocolo de financiamento com o município de Matosinhos decorreu na manhã desta segunda-feira e contou com a presença da Ministra da Habitação.