Gaia aprova lançamento de concurso de 3,5 ME para iluminação pública e municipal

Gaia aprova lançamento de concurso de 3,5 ME para iluminação pública e municipal
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Vila Nova de Gaia aprovou esta segunda-feira o lançamento de um concurso para fornecimento de energia elétrica para os equipamentos municipais e iluminação pública, cujo preço base para 12 meses ronda os 3,5 milhões de euros.

No que diz respeito a equipamentos municipais, a lista inclui as piscinas municipais e as escolas cuja gestão é da responsabilidade da autarquia, no total de cerca de 200 espaços.

Esta segunda-feira, à margem de uma reunião extraordinária do executivo marcada exatamente para discussão deste ponto, o vice-presidente da Câmara de Gaia, Patrocínio Azevedo, explicou aos jornalistas que o valor de 3,5 milhões de euros corresponde a uma estimativa para 12 meses.

“O concurso será lançado junto de várias entidades e acredito que estará em execução ainda este ano. Após esses 12 meses, lançamos um novo concurso. [Os 3,5 milhões de euros] são as contas feitas para o consumo em 12 meses, um consumo muito menor do que anteriormente graças às políticas de poupança e eficiência energética que já implementámos, senão seria muito mais. A conta tem baixado drasticamente”, disse o autarca.

A proposta do executivo socialista foi aprovada por unanimidade.

Em resposta à agência Lusa, à margem da reunião, a Câmara de Gaia (distrito do Porto) informou que relativamente à iluminação pública, ou seja, sem contar com os equipamentos municipais, e tendo em conta as tarifas de 2020 e 2021, foi registada uma redução de cerca de 3,4 milhões de euros para 1 milhão de euros.

Quanto à poupança e valores da fatura energética dos equipamentos municipais, fonte da autarquia explicou que as medidas de eficiência energética estão “a ser implementadas”, razão pela qual não existem “dados muito concretos de poupança, ainda”.

Acresce que o número de equipamentos municipais sob alçada da câmara se alterou recentemente devido à descentralização de competências.

Já na proposta lê-se que as entidades convidadas serão a Petróleos de Portugal – Petrogal, SA, a EDP Comercial, a Iberdrola Clientes Portugal e a Endesa Energia SA.

Esta segunda-feira também foi aprovada a formalização de contratos com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) para a construção de dois novos centros de saúde (Afurada e Grijó) e a reabilitação de um terceiro (Oliveira de Douro).

À margem da sessão, Patrocínio Azevedo explicou que os estudos prévios estão prontos e estão a ser feitos os projetos de especialidades pelo que, “se tudo correr bem, em sete/oito meses é lançado o concurso”.

O vice-presidente revelou, ainda, que a Câmara de Gaia está a negociar com a ARS-Norte a construção de um novo centro de saúde para Lever, bem como a reabilitação do equipamento de Soares dos Reis.

Já no âmbito da iniciativa “Dias Abertos”, que visa comemorar os 40 anos do Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, foi revelado que no domingo, Dia do Pai, este espaço de 35 hectares localizado em Avintes registou uma “enchente” com 6.790 entradas.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.