Hospital de Guimarães investiga morte de paciente após cirurgia aos ovários

Hospital de Guimarães investiga morte de paciente após cirurgia aos ovários
| Norte
Porto Canal/Agências

O Hospital de Guimarães anunciou esta segunda-feira a abertura de um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de uma paciente, de 66 anos, após a família acusar a unidade hospitalar de negligência médica durante uma cirurgia aos ovários.

“O Hospital da Senhora da Oliveira - Guimarães, EPE, no âmbito da sua política de avaliação de risco e eventos adversos, iniciou o processo de inquérito para averiguar o modo de realização desta cirurgia, o risco associado à sua execução e o contexto - história clínica da paciente”, refere o hospital, em resposta enviada à agência Lusa.

Na edição desta segunda-feira, o diário Correio da Manhã (CM) escreve que a família de Irene Ribeiro acusa o Hospital de Guimarães de “erro durante a operação” aos ovários, na qual “terão sido perfurados os intestinos, situação que provocou a uma infeção interna grave”, levando à morte da paciente.

“O inquérito encontra-se em curso, não sendo possível, nesta data, antecipar qualquer conclusão”, acrescenta o Hospital Senhora da Oliveira (Guimarães), na sua resposta.

A Lusa questionou esta segunda-feira a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e o Ministério Público (MP) sobre se também vão determinar a abertura de um inquérito para apurar as circunstâncias da morte, aguardando-se as respostas.

Segundo o CM, Irene Ribeiro morreu na madrugada de domingo nos Cuidados Intensivos do Hospital de Guimarães, depois de complicações decorrentes de uma intervenção cirúrgica aos ovários.

“Foi operada na terça-feira [14 de março] a um tumor benigno. No final, disseram que correu bem, mas, afinal, não foi bem assim” explicou a filha da doente ao jornal.

Ao jornal, a família disse que fez uma exposição no livro de reclamações e que vai apresentar queixa-crime contra o Hospital de Guimarães.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.