Hospital de Guimarães investiga morte de paciente após cirurgia aos ovários

Hospital de Guimarães investiga morte de paciente após cirurgia aos ovários
| Norte
Porto Canal/Agências

O Hospital de Guimarães anunciou esta segunda-feira a abertura de um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de uma paciente, de 66 anos, após a família acusar a unidade hospitalar de negligência médica durante uma cirurgia aos ovários.

“O Hospital da Senhora da Oliveira - Guimarães, EPE, no âmbito da sua política de avaliação de risco e eventos adversos, iniciou o processo de inquérito para averiguar o modo de realização desta cirurgia, o risco associado à sua execução e o contexto - história clínica da paciente”, refere o hospital, em resposta enviada à agência Lusa.

Na edição desta segunda-feira, o diário Correio da Manhã (CM) escreve que a família de Irene Ribeiro acusa o Hospital de Guimarães de “erro durante a operação” aos ovários, na qual “terão sido perfurados os intestinos, situação que provocou a uma infeção interna grave”, levando à morte da paciente.

“O inquérito encontra-se em curso, não sendo possível, nesta data, antecipar qualquer conclusão”, acrescenta o Hospital Senhora da Oliveira (Guimarães), na sua resposta.

A Lusa questionou esta segunda-feira a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e o Ministério Público (MP) sobre se também vão determinar a abertura de um inquérito para apurar as circunstâncias da morte, aguardando-se as respostas.

Segundo o CM, Irene Ribeiro morreu na madrugada de domingo nos Cuidados Intensivos do Hospital de Guimarães, depois de complicações decorrentes de uma intervenção cirúrgica aos ovários.

“Foi operada na terça-feira [14 de março] a um tumor benigno. No final, disseram que correu bem, mas, afinal, não foi bem assim” explicou a filha da doente ao jornal.

Ao jornal, a família disse que fez uma exposição no livro de reclamações e que vai apresentar queixa-crime contra o Hospital de Guimarães.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.