Após troca de acusações com a Câmara do Porto, festival MIMO regressa a Amarante

Após troca de acusações com a Câmara do Porto, festival MIMO regressa a Amarante
| Norte
Porto Canal

Após polémica com a Câmara do Porto, o Festival MIMO vai regressar a Amarante. A organização do evento e a Câmara de Amarante afirmaram conjuntamente que o processo judicial terminou.

Em comunicado conjunto divulgado na manhã desta sexta-feira, assumem que o festival “nunca deveria ter saído” de Amarante. No documento é possível verificar-se que as conversações para o regresso já ocorriam há algumas semanas e que este contará com, pelo menos, mais duas edições.

O Festival MIMO realizou-se, durante quatro anos consecutivos, em Amarante, com a primeira edição, em 2016, a atrair dezenas de milhares de pessoas, o que se repetiu até 2019.

Em 2020, o Festival MIMO iniciou um processo judicial contra a Câmara de Amarante devido ao cessamento do contrato de pagamento por mais uma edição devido à impossibilidade de realização do evento com a situação pandémica que decorria. De acordo com o comunicado divulgado, ambos explicam que se tratou de “divergentes interpretações do pacote legislativo de emergência criado no âmbito da pandemia provocada pela doença COVID-19”, mas que atualmente a situação se encontra resolvida.

O anúncio do retorno do festival à cidade amarantina ocorreu após uma polémica entre a organização do festival e a Câmara do Porto. O evento estrou-se na cidade invicta de 23 a 25 de setembro de 2022, contando com 50 atividades e vários artistas oriundos de vários países, mas o presidente da câmara afirmou, na passada segunda-feira, que o MIMO voltaria a realizar-se na cidade devido a “incumprimentos”, posteriormente negados pela organização.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.