Câmara de Viseu diz que transferência de competências na área social é uma “imposição” da lei

Câmara de Viseu diz que transferência de competências na área social é uma “imposição” da lei
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, disse esta quinta-feira que a transferência de competências na área da ação social é “uma imposição” que lamenta, já que as verbas atuais “só dão para meio ano” do funcionamento das instituições.

“O município disse desde o início que não queria esta competência. Nas outras, os municípios dizem se aceitam ou não. E nesta não, foi imposta por legislação e nós não temos outro remédio se não recebê-la. É cumprir a lei”, disse Fernando Ruas.

Uma competência que “já começa a provocar ecos” por parte das instituições sociais que, reunidas com a autarquia, apresentaram “uma lista de problemas que não tem de ser a Câmara a resolver”.

“Foi-nos dito que as verbas são insuficientes para as despesas, que o valor não chega para a tarefa que se quer desenvolvida, mesmo com a atualização que foi feita. Para além destes défices, são apresentados vários constrangimentos”, destacou.

Entre eles, apontou “a falta de atualização dos vencimentos há mais de uma década, o facto de os carros afetos ao trabalho estarem muito para lá da idade da vida útil ou de os locais e equipamentos estarem todos obsoletos e a precisarem de grandes obras de reparação”.

Aos jornalistas, no final da reunião ordinária do executivo municipal, Fernando Ruas disse que foi “um assunto discutido para que amanhã a Câmara não seja confrontada com posições que, à partida, combate”.

Fernando Ruas adiantou que os promotores sociais “que têm visto os seus problemas a serem adiados, acham que agora tudo se resolve, o que é positivo, é sinal que têm a Câmara em boa conta, mas o município não tem orçamento para isso”.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.