Está desfeito o mito. Água engarrafada não é mais segura do que a da torneira, esclarece ONU

Está desfeito o mito. Água engarrafada não é mais segura do que a da torneira, esclarece ONU
| Mundo
Porto Canal

A água engarrafada não é mais segura do que a da torneira, explica um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado esta quinta-feira.

O relatório revela a presença de bactérias e de contaminação orgânica, inorgânica ou microbiológica, em várias garrafas de água. E embora se tratem de casos pontuais, na água da torneira este episódio também não acontece com frequência.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto para a Água, Ambiente e Saúde (INWEH), a água engarrafada não enfrenta regras tão rigorosas em termos de saúde pública e ambiental como a água da torneira.

A venda de água engarrafada gera 25 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano. Se for feita uma aposta séria no fornecimento público de água da torneira limpa, “a produção de água engarrafada pode ser reduzida, o que, por sua vez, levará à redução de resíduos de plástico”, esclarece o estudo da ONU.

“Esta revisão constitui uma forte prova contra a perceção errónea de que a bebida engarrafada é uma fonte inquestionavelmente segura de água potável”, referem os autores na conclusão do relatório.

 

+ notícias: Mundo

Papa Francisco deverá ter alta no sábado e vai “presidir à Semana Santa”

O Papa Francisco “sairá amanhã”, sábado, do hospital “para poder presidir a todos os ritos da Semana Santa”, garantiu o cardeal Giovanni Battista Re à agência italiana Adnkronos.

Donald Trump será presente a tribunal na terça-feira

O ex-presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, deve entregar-se num tribunal de Manhattan, em Nova Iorque, na próxima terça-feira (4 de abril) pelas 14 horas locais, revela uma das advogadas de Trump, avança o Washington Post, citado pela RTP.

Jornalista americano acusado de espionagem pela Rússia fica preso até maio

Um jornalista americano do “The Wall Street Journal” foi acusado de espionagem pela Rússia e vai ficar em prisão preventiva até 29 de maio.