Está desfeito o mito. Água engarrafada não é mais segura do que a da torneira, esclarece ONU

Porto Canal
A água engarrafada não é mais segura do que a da torneira, explica um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado esta quinta-feira.
O relatório revela a presença de bactérias e de contaminação orgânica, inorgânica ou microbiológica, em várias garrafas de água. E embora se tratem de casos pontuais, na água da torneira este episódio também não acontece com frequência.
De acordo com um estudo realizado pelo Instituto para a Água, Ambiente e Saúde (INWEH), a água engarrafada não enfrenta regras tão rigorosas em termos de saúde pública e ambiental como a água da torneira.
A venda de água engarrafada gera 25 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano. Se for feita uma aposta séria no fornecimento público de água da torneira limpa, “a produção de água engarrafada pode ser reduzida, o que, por sua vez, levará à redução de resíduos de plástico”, esclarece o estudo da ONU.
“Esta revisão constitui uma forte prova contra a perceção errónea de que a bebida engarrafada é uma fonte inquestionavelmente segura de água potável”, referem os autores na conclusão do relatório.