Está desfeito o mito. Água engarrafada não é mais segura do que a da torneira, esclarece ONU

Está desfeito o mito. Água engarrafada não é mais segura do que a da torneira, esclarece ONU
| Mundo
Porto Canal

A água engarrafada não é mais segura do que a da torneira, explica um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado esta quinta-feira.

O relatório revela a presença de bactérias e de contaminação orgânica, inorgânica ou microbiológica, em várias garrafas de água. E embora se tratem de casos pontuais, na água da torneira este episódio também não acontece com frequência.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto para a Água, Ambiente e Saúde (INWEH), a água engarrafada não enfrenta regras tão rigorosas em termos de saúde pública e ambiental como a água da torneira.

A venda de água engarrafada gera 25 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano. Se for feita uma aposta séria no fornecimento público de água da torneira limpa, “a produção de água engarrafada pode ser reduzida, o que, por sua vez, levará à redução de resíduos de plástico”, esclarece o estudo da ONU.

“Esta revisão constitui uma forte prova contra a perceção errónea de que a bebida engarrafada é uma fonte inquestionavelmente segura de água potável”, referem os autores na conclusão do relatório.

 

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.