Ministra da Agricultura admite que os apoios aos agricultores ainda não são suficientes

| País
Porto Canal

A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, reconheceu que as famílias estão a sofrer com os aumentos e descartou a aplicação de medidas de congelamento dos preços.

A pandemia, a guerra, os períodos de seca e a subida de preços são situações que têm afetado a produção de bens alimentares e o dia-a-dia dos agricultores. A ministra da agricultura explica que por conta destas externalidades, existem dois tipos de apoios, mas que não são suficientes.

“Estes apoios, sejam os apoios regulares ou as ajudas extraordinárias, neste momento, sabemos que não são o suficiente para anular aquilo que é o efeito destas crises sucessivas na produção e no consumidor. Aquilo que nós desenhamos é mobilizar tudo o que está ao nosso alcance para poder mitigar esses efeitos, e é nesse esforço conjunto que nós continuaremos a trabalhar”, declarou a ministra aos jornalistas esta quarta-feira, à margem da sua participação numa sessão técnica promovida pela AGROS - União de Cooperativas de Produtores de Leite.

Sobre o aumento do preço dos alimentos, os produtores afirmam que não são os beneficiados deste crescimento. O governo quer estudar as fases da cadeia alimentar, mas até lá descarta a hipótese do congelamento dos preços dos bens essenciais.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).