Miranda do Douro vai pagar mensalidades das creches a 37 famílias do concelho

Miranda do Douro vai pagar mensalidades das creches a 37 famílias do concelho
| Norte
Porto Canal/Agências

O município de Miranda do Douro vai assumir os encargos financeiros de 37 famílias daquele concelho com o pagamento da mensalidade respetiva por criança nas creches sociais, disse à Lusa a presidente da Câmara.

“Consciente das despesas que os agregados familiares suportam para ter os seus filhos integrados nestas respostas sociais e educativas, e por forma a aliviar as suas despesas mensais e ainda promover a natalidade, o município decidiu assumir o pagamento das mensalidades, na parte paga pelos pais as estas intuições. Assim, a autarquia vai pagar a mensalidade de forma direta a instituições envolvidas”, explicou Helena Barril.

Esta autarquia do distrito de Bragança assinou dois protocolos com Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS): um com a Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro (SCMMD) e um outro com a Casa da Criança Mirandesa (CCM), localizada em Sendim.

Os montantes atribuídos a ambas as instituições são de 6.678 euros à CCM, repartidos por três tranches, montante a que acresce 12.452 euros/ano para despesas correntes. No caso da SCMMD, o montante é de 33.207 euros, igualmente repartido por três parcelas a que se juntam 12.452 euros para despesas correntes.

Para a autarca social-democrata de Miranda do Douro, Helena Barril, “o importante é criar mecanismos que permitam uma maior coesão e bem-estar social, e a garantia e igualdade de oportunidades no âmbito da educação".

“A nova realidade económica e social do país tem contribuído para que as instituições com responsabilidades sociais, como é caso dos municípios, procedam à adaptação dos serviços que prestam aos seus munícipes”, vincou Helena Barril.

A creche da CCM tem cinco crianças e SCMM tem 32 crianças até aos 3 anos de idade.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.