Bombeiros ameaçam boicote a transporte de doentes não urgentes se preço não for atualizado

| Norte
Porto Canal

A Liga dos Bombeiros ameaça boicotar as altas hospitalares se o governo não atualizar o preço do transporte de doentes não urgentes, até abril, estando em cima da mesa uma greve de cinco dias.

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que marcou presença no encerramento do congresso extraordinário da Liga, garantiu disponibilidade para negociar. “O próprio documento legal prevê uma atualização relacionada com a inflação e temos de fazer essa avaliação”, frisou o ministro lembrando que o documento está em vigor desde 1 de julho do ano passado.

Os bombeiros esperam que as negociações cheguem a bom porto até à Páscoa, caso contrário, ameaçam boicotar, já em abril e durante cinco dias, as altas hospitalares.

Os bombeiros das 234 corporações do país estiverem durante dois dias reunidos em congresso, em Gondomar.

+ notícias: Norte

Hospital de Braga alcançou recorde de procedimentos de AVC

O Hospital de Braga alcançou um crescimento superior a 200% no número de procedimentos endovasculares de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquémico agudo por cateterismo cerebral, tornando-se num dos hospitais do país com mais doentes referenciados pelo INEM, no protocolo pré-hospitalar da Via Verde AVC.

Terras de Bouro instala seis desfibrilhadores em zonas de maior afluência de pessoas

O município de Terras de Bouro, distrito de Braga, procedeu à instalação de seis DAE (Desfibrilhador Automático Externo) nas zonas de maior atração turística, com maior afluência de pessoas. O santuário de São Bento da Porta Aberta ou o Gerês são locais onde este equipamento foi colocado.

Câmara de Gaia paga anualmente dois milhões de euros por imóveis

A Câmara de Gaia vendeu cinco equipamentos municipais a fundos imobiliários em 2008 e, atualmente, para utilizar os imóveis, paga cerca de dois milhões de euros por ano.