Hospital de São João e INEM em projeto-piloto que permite partilha de informação em tempo real

| Porto
Porto Canal / Agências

O INEM passou a disponibilizar em tempo real e de forma digital a informação dos doentes encaminhados para o Hospital de São João, no Porto, uma inovação que permite antecipar a assistência em vários minutos.

“Tudo depende da distância [do hospital] a que está o doente [quando assistido por meios do INEM], mas facilmente ganhamos 30, 45 minutos. A equipa médica que vai receber o doente tem, antecipadamente, acesso a tudo o que tem a ver com a emergência”, disse o diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), Nelson Pereira.

Em causa está um projeto-piloto partilhado pelo INEM e pelo CHUSJ que resulta da integração dos sistemas informáticos das duas entidades, algo que possibilita que quando um médico do INEM, que acode a uma emergência, começa a inserir dados no programa, esses estejam disponíveis automaticamente nos visores dos computadores ou dos telemóveis dos médicos da urgência do São João.

“Sem telefonemas e sem papel”, disse a médica no departamento de emergência médica do INEM Filipa Barros, que é responsável pelo iTeams, projeto iniciado em 2018 que visa potenciar o registo clínico informatizado deste instituto e junto das estruturas com as quais trabalha, como corporações de bombeiros ou hospitais.

A título de exemplo, imagine-se que o médico do INEM assiste, em casa ou na rua, um doente com suspeita de enfarte agudo do miocárdio ao qual é feito, na ambulância, um eletrocardiograma.

Quer o exame, quer a informação inserida no programa do INEM na hora da ocorrência ficam disponíveis automaticamente para quem recebe o paciente na urgência.

“A primeira causa de morte no mundo civilizado e em Portugal é a doença cerebrocardiovascular, portanto, tudo o que os profissionais de saúde puderem fazer para minorar o tempo de espera destes doentes contribui para diminuir a mortalidade cardiovascular. Isto não substitui as vias verdes. Generaliza o conceito de via verde”, disse o diretor da cardiologia do CHUSJ, Filipe Macedo.

Lembrando que um caso deste género obriga a reunir uma equipa de cardiologia de intervenção e a recorrer a uma sala de hemodinâmica, Filipe Macedo frisou que “tempo é músculo cardíaco”.

“Quanto mais rápida for a abertura de uma artéria, menos sequelas vai ter o músculo cardíaco e melhor vai ser o prognóstico do doente”, disse o também diretor do Programa Nacional para as Doenças Cerebrocardiovasculares da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Até aqui, a informação era transmitida na admissão do doente no hospital, à exceção de outros protocolos que existem para as vias verdes enfarte, AVC, trauma e sépsis.

“A informação chega aos hospitais de forma muito anacrónica e só chega quando o doente chega, quando entregamos o doente e fazemos a admissão. Aqui a informação chega antes”, descreveu Filipa Barros, acrescentando que há quatro anos a informação era ainda em papel.

Filipa Barros contou que existem “miniprojetos” em vários hospitais para melhorar esta transmissão de informação, “mas nenhuma integração de sistemas informáticos a este nível”, razão pela qual, feita experiência no Hospital de São João que colocou a ideia em prática há cerca de um mês, o INEM quer estender o projeto a mais estruturas.

“Acima de tudo é preciso vontade. O ideal era que isto fosse feito através de um sistema único e fosse através dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Mas é tudo difícil neste país e temos de estar sempre à procura de soluções ‘MacGyver’ [personagem de uma série de televisão que arriscava a vida em operações de salvamento usando utensílios que existiam à sua volta]”, disse a médica.

Questionada sobre o porquê do projeto-piloto ter tido início no CHUSJ, Filipa Barros disse que este hospital do Porto “tem a vantagem de ser informaticamente muito à frente” e garantiu que “o que INEM disponibilizou ao CHUSJ disponibiliza a qualquer outro que assim queira”.

Mas este ganho de tempo só é possível se o doente chegar ao hospital via INEM e, atualmente, só 30% das ocorrências registadas na urgência do São João – que em 2022 registou 462 episódios de urgência em média por dia – parte do 112, uma vez que a maioria continua a chegar pelo próprio pé.

“O tempo tem um impacto muito significativo nas probabilidades de sobrevivência e isto só funciona se quem está a precisar de ajuda ligar para o 112. As pessoas devem ligar para o 112”, apelou Nelson Pereira.

Iniciado em 2018, o iTeams do INEM chegou em 2020 a todos os meios, desde ambulâncias, helicópteros e até motas.

Em 2022, o programa que transmite informação em tempo real chegou a um total de 80 corporações de bombeiros e da Cruz Vermelha.

Este ano, o INEM conta lançar um aplicativo para telemóvel.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Música, videomapping e fogo de artifício marcam as primeiras horas do 25 de abril no Porto

Na noite desta quarta-feira, milhares de portuenses quiseram celebrar os 50 anos do 25 de abril de 1974 no centro da cidade do Porto.

As comemorações do 25 de abril de 1974 no Porto. Confira os horários e locais

O centro da cidade do Porto vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.