Inflação bate recorde de 8,4% na zona euro em 2022

Inflação bate recorde de 8,4% na zona euro em 2022
| Economia
Porto Canal / Agências

A inflação na zona euro atingiu, em 2022, um recorde de 8,4%, face aos 2,6% registados no ano anterior, e a da União Europeia (UE) um máximo de 9,2%, mais do triplo dos 2,9% de 2021, segundo o Eurostat.

De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo serviço estatístico europeu, considerando os principais componentes da inflação – medida pelo Índice Harmonizado dos Preços no Consumidor (IHPC), o indicador utilizado para comparações a nível da UE – a maior subida (18%) foi registada nos preços das casas, água, eletricidade, gás e outros combustíveis.

A componente dos transportes registou a segunda maior subida homóloga (12,1%), seguida da alimentação e bebidas não alcoólicas (11,9%).

+ notícias: Economia

Taxa de desemprego cai para 6,8% em fevereiro

A taxa de desemprego relativa ao mês de fevereiro situou-se em 6,8%, um valor inferior em relação à taxa de janeiro de 2023 (0,2 pp), segundo a estimativa mensal divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Prazo para reclamar despesas do IRS está a terminar

O prazo para os contribuintes poderem reclamar sobre os valores calculados pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) relativamente aos gastos gerais e familiares termina esta sexta-feira, dia 31 de março.

Só o pacto garante isenção do IVA no bolso dos portugueses, diz Fernando Medina

O ministro das Finanças, Fernando Medina, defendeu esta quarta-feira que só o acordo assinado esta semana com os setores da distribuição e produção garantiu que a isenção do IVA de 44 bens alimentares "vai parar" ao bolso dos portugueses.