Ecco prepara-se para despedir 42 pessoas

Ecco prepara-se para despedir 42 pessoas
| Norte
Porto Canal/Agências

A empresa de calçado Ecco, em Santa Maria da Feira, prepara o despedimento coletivo de 42 pessoas. A intenção foi “anunciada esta manhã” ao Sindicato do Calçado que revelou esta segunda-feira ao JN que o despedimento dos trabalhadores ligados à linha de amostras é já visto como certo depois de os funcionários terem sido dispensados de se apresentar ao serviço.

O despedimento coletivo nessa empresa do distrito de Aveiro já era esperado há meses porque, segundo revela à Lusa a dirigente do Sindicato Nacional dos Profissionais da Indústria e Comércio do Calçado, Malas e Afins (SNPIC), a produção de amostras – na secção que a Ecco designa de “Pesquisa e Desenvolvimento” – já não estava concentrada apenas na unidade portuguesa da multinacional dinamarquesa.

“Desde que as fábricas de cada país começaram a fazer as suas próprias amostras, a Ecco de cá, que antes abastecia muitas unidades lá fora, passou a ter menos trabalho”, justifica Fernanda Moreira.

A dispensa de 42 funcionários entre os 952 que integravam a força produtiva da Ecco portuguesa “só abrange os operários de corte e costura” e, segundo a mesma dirigente sindical, terá incidido sobre aqueles com vínculo de menor antiguidade à empresa.

“As pessoas já estavam a contar com isto, mas claro que cada um tem sempre a esperança de não ser o escolhido. E, para mais, antigamente a empresa tentava negociar rescisões em vez de avançar mesmo para despedimento, o que era mais vantajoso para os trabalhadores”, declara Fernanda Moreira.

Os 42 operários em causa já ficaram esta manhã dispensados do exercício de funções na empresa, o que, segundo o sindicato, “não vai afetar os seus direitos”.

A Lusa solicitou esclarecimentos à direção da empresa, que, sem dar resposta às questões específicas do pedido, declarou: "O Grupo ECCO, no âmbito da sua agenda global de transformação, tem vindo a redefinir a sua organização e a descentralizar as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento para as unidades de produção do grupo. Esta restruturação afetará também a empresa em Portugal”.

A unidade portuguesa acrescenta: “Explorámos todas as possibilidades no sentido de realocarmos os colaboradores abrangidos por esta medida e alguns deles serão transferidos para novas funções”.

Após esses ajustes, “foram hoje comunicados aos colaboradores do referido departamento os termos e fundamentos da reestruturação que resulta na necessidade de reduzir 42 postos de trabalho”.

Fundada na cidade dinamarquesa de Bredebro em 1963, a ECCO expandiu entretanto a sua produção não apenas a Portugal, mas também a Eslováquia, China, Indonésia, Vietname e Tailândia. Segundo declaração institucional da própria empresa, entre fábricas de calçado, tanoarias e lojas, a marca está atualmente representada em 60 países.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.