Recuo de 2,3% nas vendas a retalho na zona euro em janeiro

Recuo de 2,3% nas vendas a retalho na zona euro em janeiro
| Economia
Porto Canal / Agências

As vendas no comércio a retalho recuaram, em janeiro, 2,3% na zona euro e 2,2% na União Europeia (UE), face ao mesmo mês de 2022, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat.

De acordo com o serviço estatístico europeu, na comparação com dezembro de 2022, o volume das vendas a retalho aumentou 0,3% tanto na zona euro quanto na UE.

Na variação homóloga, as vendas a retalho registaram as maiores baixas na Bélgica (-8,9%), na Alemanha (-6,8%), na Dinamarca e na Suécia (-5,8% cada) e os principais avanços na Eslovénia (18,5%), Roménia (5,8%) e Malta (5,7%).

Na comparação com dezembro de 2022, as maiores subidas foram observadas nos Países Baixos (4,9%), Luxemburgo (4,6%) e Eslovénia (4,1%) e os principais recuos na Áustria (-9,8%), Eslováquia (-1,4%) e Hungria (-0,6%).

Em Portugal, o indicador aumentou 3,5% na variação homóloga e 1,7% em cadeia.

+ notícias: Economia

Novas tabelas de IRS entram em vigor no início de setembro

O Governo liderado por Luís Montenegro aprovou, esta sexta-feira, as novas tabelas de retenção na fonte  que entrarão em vigor já a 1 de setembro.

Terceiro prémio do Euromilhões sorri a três apostadores portugueses

O primeiro prémio do Euromilhões desta sexta-feira, no valor de 29 milhões de euros, foi atribuído a um apostador no estrangeiro, segundo indica o site dos Jogos Santa Casa.

Fim de semana de bolsos cheios? Eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números que compõem a chave vencedora do sorteio desta sexta-feira.