Portugueses pagam mais que espanhóis por alimentos básicos

Portugueses pagam mais que espanhóis por alimentos básicos
| Economia
Porto Canal

Os preços dos bens essenciais estão mais caros em Portugal do que em Espanha, e quase ao nível dos praticado em França. De acordo com o Jornal de Notícias, o esforço dos portugueses para comprar comida é quase o dobro do dos franceses, após ter comparado os valores de 13 produtos de necessidade primária.

Os supermercados negam altas margens de lucro, mas a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) tem instaurado vários processos de contraordenação por causa de preços mal marcados, diferenças dos valores entre as estantes e a caixa e subidas muito acima da taxa de inflação, que já estabilizou.

Perante este cenário o Governo já garantiu que vai apertar o cerco aos distribuidores e comerciantes.

Também a Cáritas já fez saber que se os preços dos alimentos não forem regulados, aumentará exponencialmente o risco de agravamento da situação económica das famílias portuguesas.

Tirando os países de Leste, Portugal foi o país da zona euro onde os preços da comida mais subiram.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.