Primeiro-Ministro não vai avançar com referendo à regionalização “contra a vontade do PSD”

Primeiro-Ministro não vai avançar com referendo à regionalização “contra a vontade do PSD”
| Política
Porto Canal

O Primeiro-Ministro não quer avançar com referendo à regionalização “contra a vontade do PSD”. Garantia foi dado ao jornal Público por fonte oficial do gabinete de Costa.

Esta posição do gabinete do Primeiro-Ministro vem reforçar a posição que já duas ministras tinham assumido sobre o mesmo assunto e que já tinham afastado o referendo por “não fazer sentido” face à oposição do líder do PSD.

Isto acontece porque para a criação destas regiões administrativas é necessária uma maioria de dois terços dos deputados. O que não é possível neste momento sem o apoio do PSD.

Recorde-se que o líder do PSD, Luís Montenegro, assumiu a posição contra um referendo nos próximos anos logo em Julho do ano passado quando assumiu as funções de líder do partido. "Sou absolutamente contra a realização de um referendo em 2024 (…). Não havendo um referendo em 2024 – que já teria de se conciliar com eleições europeias e regionais nos Açores –, não é em 2025, com eleições autárquicas, ou em 2026, com presidenciais e legislativas, que a oportunidade se vai abrir", disse na altura.

No Conselho de Ministros que decorreu esta quinta-feira, a Ministra da Coesão Territorial defendeu que “não faz qualquer sentido" falar num referendo à regionalização face à posição assumida pelo PSD.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.