FC Porto: Inferiores só em número. Crónica de jogo

FC Porto: Inferiores só em número. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

Reduzido a nove, FC Porto perdeu com o Gil Vicente graças a uma grande penalidade inovadora (1-2).

Arrastado para baixo, o FC Porto está mais longe da liderança da Liga. Recém-chegados de Milão, os Campeões Nacionais perderam com o Gil Vicente na ronda 22, aumentaram a distância para o Benfica até aos oito e arriscam ser ultrapassados pelo SC Braga, que fecha a jornada esta segunda-feira em Guimarães. João Mário foi expulso, Matheus Uribe também e só de penálti é que os de Barcelos consumaram a reviravolta.

Sérgio Conceição promoveu três alterações à linha europeia - Wendell por Zaidu, Eustaquio por Grujic, Namaso pelo lesionado Evanilson - e os onze eleitos entraram com tudo. Depois de ver o primeiro ser-lhe anulado por fora de jogo, Taremi regressou aos golos na conclusão de um contra-ataque como vem nos livros (1-0). Cinco minutos volvidos, aos nove, o desenho perfeito entre Wendell, João Mário e Pepê foi desperdiçado de forma incrível pelo camisola 11, que atirou alto só com a baliza pela frente.

Na primeira metade da etapa inaugural só deu Porto e o travessão foi o único elemento capaaz de impedir Danny Namaso de ser feliz na finalização de um trabalho de mestre. O galo começou a cantar mais alto daí em diante, altura em que Diogo Costa disse “presente” antes de Fran Navarro aparecer sozinho na pequena área para voltar a faturar no Estádio do Dragão (1-1).

Até ao intervalo foi a terceira equipa aquela que mais se destacou. Liderada por Rui Costa e com o precioso auxílio de Tiago Martins na Cidade do Futebol, a parelha de árbitros começou por mostrar o vermelho direto a João Mário após corte sem intenção com a mão e, não satisfeita, assinalou penálti num lance inócuo a envolver Matheus Uribe dentro da área da casa. Sortudos vencedores de uma viagem até à marca dos onze metros, os barcelenses adiantaram-se de grande penalidade (1-2).

Esse protagonismo manteve-se no regresso das cabines. Já com Zaidu e Gonçalo Borges nos lugares de Wendell e Namaso, Uribe viu a segunda cartolina amarela e foi expulso. Mesmo reduzidos a nove, os Dragões nunca deixaram de almejar a baliza contrária enquanto Diogo Costa mantinha o papel de espetador atento.

Vinte minutos volvidos desde o segundo cartão vermelho em prejuízo do FC Porto, Rui Costa e Tiago Martins nada viram quando um cruzamento de Otávio acabou intercetado pelo braço de Rúben Fernandes nem quando Taremi foi pisado igualmente em zona proibida. Naturalmente exausto, Eustaquio saiu, Rodrigo Conceição entrou e a toada manteve-se, com os portistas à procura do empate e gilistas satisfeitos com um resultado caído do céu.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Borja Sainz marcou o Golo do Mês

Depois de Diogo Costa, Jan Bednarek e Francesco Farioli, também Borja Sainz foi distinguido pela Liga Portugal com um prémio mensal: o fantástico remate em arco do avançado espanhol em Alverca, onde o FC Porto venceu por 3-0 no passado dia 22, acaba de ser eleito como o Golo do Mês em dezembro.

FC Porto: Do Olival vê-se Guimarães

O plantel principal do FC Porto regressou nesta sexta-feira ao trabalho no CTFD Jorge Costa, onde deu início à preparação para o jogo com o Vitória SC (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio D. Afonso Henriques, relativo à 18.ª jornada do campeonato. André Miranda e Mateus Mide integraram o grupo às ordens de Francesco Farioli.

FC Porto (Andebol): Portugal estreia-se a vencer no Euro de andebol

A seleção portuguesa de andebol estreou-se no Campeonato da Europa com uma vitória frente à Roménia. Os “Heróis do Mar”, que ao intervalo já seguiam na frente do marcador (23-15), triunfaram por 40-34 na primeira jornada do Grupo B.