Objeto “estranho” no céu relança a discussão sobre o avistamento de OVNIs

Objeto “estranho” no céu relança a discussão sobre o avistamento de OVNIs
DR
| Mundo
Porto Canal

Ao longo dos últimos dias têm sido partilhadas inúmeras fotografias e vídeos de um estranho objeto não identificado, a sobrevoar os céus de Bursa, na Turquia.

Apesar de ter sido um fenómeno de curta duração, a sua aparição manteve-se por tempo suficiente para que de imediato surgissem especulações sobre a sua possível proveniência, ganhando força nas redes sociais a hipótese de se tratar de uma “nave espacial”. Outros compararam a peculiar formação com a genitália feminina ou mesmo uma rosa.

Não obstante toda a especulação, o conjunto de nuvens de formação oval foi mudando de cor até desaparecer, cerca de uma hora depois de ter sido inicialmente avistada.

De acordo com o Instituto Meteorológico do Reino Unido (Met Office), a explicação é na realidade bastante simples. Estas formações, de nome ‘nuvens lenticulares’, são mais comuns sob cadeias montanhosas, surgindo “quando o ar se encontra estável e os ventos sopram através de colinas e montanhas na mesma direção, ou em direções semelhantes, de alturas diferentes através da troposfera”.

A condensação da água, a uma temperatura muito específica e através dos ventos que sopram perpendicularmente às montanhas dão origem a um fenómeno que pode acontecer um pouco por todo o mundo, de 15 em 15 dias.

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.